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Antes do cinema, "Harry Potter" faz sucesso nas lojas de brinquedos


NOVA YORK -- O filme baseado nas aventuras de Harry Potter sequer chegou aos cinemas, mas os produtos inspirados no bruxo adolescente estão sumindo das prateleiras num passe de mágica.

Grandes cadeias norte-americanas, como a Toys R Us e a Kmart, afirmam estar tendo dificuldade em manter seus estoques para estréia de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", que acontece nos Estados Unidos dia 16 (no Brasil a estréia está marcada para a primeira semana de dezembro).

As vendas de jogos, quebra-cabeças e bonecos estão fazendo a alegria de donos de lojas que temiam um Natal sombrio por causa da desaceleração econômica agravada pelos ataques terroristas de 11 de setembro contra os Estados Unidos.

"É quase como ligar uma luz", comentou Jim Silver, editor do The Toy Book, uma publicação mensal sobre a indústria dos brinquedos. "Parece que esses produtos serão os campeões de venda nas férias", acrescentou.

O filme, baseado nos livros campeões de vendagem escritos pela britânica J.K. Rowling, conta as aventuras de Harry, um garoto órfão que é convidado a estudar na Escola de Magia e Feitiçaria Hogwarts.

A Warner Bros. aposta no filme como um sucesso entre adultos e crianças. Os analistas, por sua vez, acreditam que as incertezas políticas e econômicas possam conter o sucesso dos produtos com a marca Harry Potter.

"Os pais podem estar contendo gastos, o que inclui brinquedos", ressaltou Chris Byrne, um consultor independente da indústria.

Ainda assim, os produtos Harry Potter devem reanimar a indústria do licenciamento, que no ano passado amargou uma queda nas vendas de produtos com as marcas Pokemon e Star Wars.

A Mattel é até agora a maior fabricante de brinquedos Harry Potter, e espera que alguns de seus produtos, como o Castelo de Hogwarts, vendam bem já no feriado de Ação de Graças, no fim deste mês. A Lego Systems, por sua vez, está aumentando a produção do trenzinho Hogwart's Express.

"Isso pode ajudar, e quanto mais rápido acontecer, melhor vai ser", disse David Miller, presidente da Associação das Indústrias de Brinquedos, que espera que as vendas nas férias subam entre 2 e 4 por cento em relação ao ano passado, quando permaneceram estáveis em comparação com 1999.

Silver acredita que os produtos com a marca Harry Potter possam gerar centenas de milhões de dólares no decorrer do ano. A Warner Bros. não comenta as projeções.

Atenta ao que aconteceu no ano passado com os produtos Star Wars -- cuja licença foi vendida para mais empresas do que o mercado poderia absorver -- a Warner Bros. restringiu o número de companhias licenciadas este ano.

São menos de 90, comparadas às mais de 200 licenciadas, por exemplo, à época do lançamento de "Batman". Além disso, a marca não foi licenciada para fast-foods