A maior empresa de telefonia celular do pais vai ganhar um novo nome a partir da proxima terca-feira. Conhecida hoje como Brasilcel ou apenas joint venture, a uniao das empresas da Telesp Celular (da Portugal Telecom) e da Telefonica Celular vai ganhar uma marca comercial para ser apresentada ao publico consumidor. Ate o momento, o nome mais cotado e Vivo.
A maior empresa de telefonia celular do pais vai ganhar um novo nome a partir da proxima terca-feira. Conhecida como Brasilcel ou apenas ''joint venture'', a uniao das empresas da Telesp Celular e da Telefonica Celular tera uma marca comercial para ser apresentada ao publico consumidor.
Ate o momento, o nome mais cotado e ''Vivo!''. Mas segundo a empresa, essa e apenas umas das opcoes que estao sendo estudadas pelas agencias de publicidade responsaveis pelo lancamento da nova marca.
A joint venture vai reunir as empresas pertencentes a Portugal Telecom (Telesp Celular, Global Telecom e TCO Celular) e a Telefonica Moviles (Telefonica Celular e CRT) no Brasil.
A companhia tera cerca de 17 milhoes de clientes, ou metade do mercado de telefonia celular do Brasil. Alem disso, ela estara presente em todos os Estado do pais, com excecao de Minas e de parte Nordeste, onde a empresa opera apenas na Bahia e Sergipe.
O presidente da Telefonica no Brasil, Fernando Xavier Ferreira, confirmou a Reuters nesta segunda-feira que no proximo dia 13 sera lancada comercialmente a marca Vivo, que sera usada para as operacoes de telefonia celular que o grupo possui no Brasil em parceria com a Portugal Telecom.
A nova marca deve "aposentar" o nome Brasilcel, que vinha sendo utilizado desde o ano passado pelo mercado para se referir a joint venture formada pela Telefonica Celular, Telesp Celular e Global Telecom. A parceria foi ampliada no inicio desde ano com a compra da Tele Centro Oeste Celular, somando quase 17 milhoes clientes em todo pais.
Xavier disse ainda que a Telefonica deve se lancar na telefonia local em outros Estados, alem de Sao Paulo, ate o dia 6 de maio. e quando vence o prazo previsto no contrato assinado com a Agencia Nacional de Telecomunicacoes (Anatel) para atuar em novos mercados. O executivo informou que os investimentos da Telefonica no setor de telefonia fixa este ano serao de apenas 1 bilhao de reais no Brasil, voltados para o mercado de banda larga e de clientes corporativos em outros Estados.
Os investimentos da empresa neste mercado vem caindo desde o cumprimento das metas de expansao da rede, em 2001. Entre 1999 e 2001, a Telefonica investiu 13 bilhoes de reais.