Meta 10 - Ir ao museu/exposições 7 vezes

Royal Ontario Museum
Por mais que eu ame ir ao museu e tal eu pensei que essa meta seria muito difícil de cumprir pq, quando eu pensei nela, estava pensando em museus no Brasil... mas como fui viajar e passei por NY... bati a meta com louvor... hehehehehe....

Sério... eu sou a rainha do museu.... eu ADORO.... acho que a escola fez bem o papel dela... me ensinou a ter "gosto" pela coisa.... até os museus que eu não curo muito... tipo extremamente contemporâneos/pós-modernos, e gosto de ir só pra ficar metendo pau hahahahaha (tinha uma obra que eram umas placas falando os dias da semana... não me agrada...)

Outra coisa que adoro são os prédios em que ficam os museus... desde os modernosos, tipo o Guggenheim e o ROM até os prédios antigos, como American museum of natural history... cada um com uma arquitetura diferente, com caras diferentes....

Então, os museus que fui... na lista tem 9... mas como foi na mesma viagem...

MOMA (Junho/2010)
Guggenheim (Junho/2010)
MET (Junho/2010)
American Museum of Natural History (Junho/2010)
Musée des beaux-arts de Montréal (Julho/2010)
Biosphère (Julho/2010)
Lieu historique national de Sir-George-Étienne-Cartier (Julho/2010)
Royal Ontario Museum (Agosto/2010)
Ontario Science Centre (Agosto/2010)

Mas, meu museu preferido continua sendo o Musée d'Orsay.... calmo, com obras maravilhosas... não curto quando o museu é lotado.... que vc tem que ficar esperando a pessoa ver as obras e tal...

Eu acho que gosto tanto de arte pq MORRO de inveja dos artistas.... acho que é um dom maravilhoso vc se expressar através de pinturas, esculturas.... eu sempre brinco que se eu pudesse eu conectaria uma impressora no meu cérebro.... pq minhas mãos não conseguem representar o que eu penso.... acho que essa é a maravilha do SER ARTISTA.....

Veja a lista e confira como estou me saindo ->
 http://taty.blogspot.com/2010/01/101-coisas-em-1001-dias.html

Blog Action Day '10 - Water

WHY WATER???
(http://blogactionday.change.org/)

Right now, almost a billion people on the planet don’t have access to clean, safe drinking water. That’s one in eight of us.

Unsafe water and lack of basic sanitation cause 80% of diseases and kill more people every year than all forms of violence, including war. Children are especially vulnerable, as their bodies aren't strong enough to fight diarrhea, dysentery and other illnesses. The UN predicts that one tenth of the global disease burden can be prevented simply by improving water supply and sanitation.

But, water moves beyond just a human rights issue. It’s an environmental issue, an animal welfare issue, a sustainability issue. Water is a global issue, deserving a global conversation.


Blog Action Day 2010: Water from Blog Action Day on Vimeo.

Meta 9 - Ir 15 vezes ao cinema

Siiiiiimmmmmm, eu terminei uma das minhas 101 metas... e faltando 759 dias pra terminar... mas essa meta não deveria ter sido cumprida tão rápido, acho que isso quer dizer que eu subdimensionei a minha capacidade em relação a ela... hehehehe

Bom, vamos considerar que em 8 meses eu fui ao cinema 16 vezes (considerei os filmes que vi no avião tb, pq não foram vistos em casa e tinham que entrar em alguma categoria hehehehe). Isso da uma média de 2 ídas ao cinema por mes, sendo que eu havia considerado uma média de 1 filme a cada dois meses. Acho que um número realista teria sido 32 filmes em 1001 dias, ou 1 por mes. hehehehe

Bom, após alguns bocados de pipoca e muito dinheiro gasto (afinal, cinema não é barato nem aqui no Brasil muito menos no Canadá) eu posso considerar que pros meus padrões eu vou bastante ao cinema.... viciada em ver filmes eu já em considero mas agora provei que eles valem, como programas com família, amigos ou mesmo sozinha!!!!!!

Veja a lista e confira como estou me saindo -> http://taty.blogspot.com/2010/01/101-coisas-em-1001-dias.html

Chez le médecin – ida ao médico

meu, sério... para tudo que eu preciso contar... hj fui no médico, aqui em montréal!
Tirando que estou $300 DOLARES mais pobre... calma... vou contar por partes...
Desde NY estou com um problema na pele que só vai piorando.... não sei como isso foi aparecer, de onde veio... só sei que eu estava ÓTIMA no Brasil....

Anyway... o lance foi piorando... piorando.. até chegar ao ponto de não conseguir dormir a noite... falei com minha mãe no Brasil, ela falou com a médica que passou um remédio e uma pomada...

Ai a bonitona aqui foi na farmácia... chegando lá era só com receita.... tentei pelo menos o creme... e nada.... a farmaceutica foi categorica e disse “se quier tem um médico aqui no prédio, vai lá falar com ele”... ai chamei uma atendente de canto e falei “amiga, eu estou ferrada, sou de outro país, não tenho grana pra pagar num médico só pra olhar pra minha cara e desenhar num papel, não rola meeeeeeeesmo sem receita?” (ah, isso tudo em francês, o que o desespero não faz com as pessoas...) e a mulher me responde... “ te entendo, mas aqui no Jean Coutu vc não vai conseguir mesmo.... tenta achar uma farmácia em que o farmaceutico seja o dono.. ai ele pode te ajudar”...

Meu, sério... não faço nem idéia onde achar uma outra farmácia....

Ai comprei um creme genérico, dos que tem mil e uma utilidades... mas é claro que não refrescou....
Tentei passar talco de bebê e nada...

Ai hj, domingo, resolvi ir no médico... pq eu tô ficando louca de tanta vontade de coçar a parada... e tá aumentando de tamanho, espalhando pra outros lugares...
Ai, lembrei de um milhão de posts que eu li sobre como vc passa 6 horas no hospital aqui.. esperando a morte chegar antes de ser atendido...
Fui numa clinica que estava no papelzinho que eu recebi da faculdade e que fica dentro do metro... chama Westmount Square Medical Center

Ok, chegei lá, paguei 150 doletas pela consulta (mas eu tenho um seguro da universidade, vamos ver como vai ser o reembolso)... cheguei as 2 da tarde... dormi na cadeira de tanto esperar.... só tinha UM médico...

Ai, lá pela 4 a mulher me chama... “tatiana”
“Oui”
“Are u still here?”

Como assim, se eu ainda estava ali? Eu não aguentei de tanta raiva.... sério.... eu não resisti e falei “claro, eu não ia pagar 150 dolares e sair andando sem ser atendida”...
Ok, as 5 horas fui atendida... ou seja, 3 horas depois... metade do tempo de um hospital, mas mesmo assim o dobro do que eu demoraria no brasil se eu fosse num hospital particular (que era o caso) e pagasse...

O médico me atendeu em menos de 10 minutos... queria só passar umas pomadas... eu implorei pra ele me dar alguma coisa pra tomar... q eu não ia conseguir ficar mais 15 dias ferrada... que eu tava pensando em voltar pro Brasil e cancelar todas as minhas féria por causa disso (mentira, mas tive que apelar)... ele acabou aceitando e me deu o remédio...
Ai eu pedi um laudo... gato escaldado tem medo de água fria, eu lá sei o que a merda do seguro vai pedir... ai a bruaca da recepção, quando o médico foi lá todo gentil preencher o papel, me fala “ah, mas onde está o seu formulário de ressarcimento?”
Meu, alguém avisa pra bruxa que eu só tenho uma porcaria de um pedaço de papel que diz que eu tenho a porcaria do seguro....

Claro que foi o que eu disse... ai o médico mandou ela tirar uma copia do prontuário e escreveu o laudo...
BTW.... que papel vagabundo o da receita do médico... não tem um carimbo, é feito numa impressora qq... sério... que raiva.... não ter nem carimbo é de matar...

Ah, antes que eu esqueça... última parte da revolta...

Chega uma mãe desesperada com o filho, pq ele não tá falando, não tá querendo comer, não tá engolindo.... eram 4:00.... sabe o que a bruxa da recepção disse? “estamos fechados, da próxima vez vc tem que chegar antes das 3”
Meu, oq??? Pq na merda do site fala 5 horas???? Então tinha que falar que novos pacientes até as 3 e atendimento para os mesmos até as 5... mas não... não fala nada...

Ai, ainda bem que a mulher falou um monte, se não ia eu lá defender a canadense... disse que não ia ficar 6 horas no hospital (o número é sempre 6, impressionante)... que não tinha isso no site, que não tinha como prever a hora que o filho ia ficar doente... ai ela consegui ser atendida...

Bom, depois de tudo isso fui no Jean Coutu (farmácia) comprar os remédios... lá tb o seguro é só com reembolso, tive que pagar e estou resando pra receber o dinheiro de volta.... eles ficam com a receita e te dão uns papeis comprovando o que vc pagou, com as infos do médico e tal pra vc dar entrada no seguro.... a brincadeira saiu outros 150 dolares

Bom, é isso... como eu tava falando com a canadense lá (a mãe do bebê, puxamos papo) ela me disse “todo lugar é a mesma coisa, tem coisas boas e ruins... mas o choque cultural é o problema” e eu complementei “ se vc chega por cima, tipo transferido pela empresa, com emprego e tal é ótimo... mas passar por tudo isso e ainda não valer nada pra sociedade, não obrigada”.

Essas coisas me mostram que eu viveria FACILMENTE fora do Brasil SIM.... sou uma pessoa extremamente adaptavel MAS, esses 2 meses de CANADÁ me mostraram que as vantagens que eu terei aqui ainda não são suficiente para equilibrar todas as desvantagens (ISSO É PARA MIM, TATIANA.... TENHO CERTEZA QUE PRA OUTRAS PESSOAS AS VANTAGENS SÃO BEM MAIORES)...

Como eu disse no meu outro post, no Brasil eu sou top, falo 3 línguas além do português, sou engenheira, tenho 5 anos de experiência... no Canadá, por mais que as línguas sejam um ponto forte eu não teria meu diploma, minha experiencia não contaria... teria que mudar de área no começo e isso não é uma coisa que eu queria fazer... somando-se a não ter carro logo de cara, ter que carregar TUDO no lombo... compras do supermercado etc etc, sistema de saúde, mesmo pago, que é um lixo (no Brasil eu pago mas é bom – em SÃO PAULO, não sei nos outros lugares), comida aqui é uma FORTUNA!!!! E por ai vai....

MAS, volto a dizer... moraria aqui numa boa se viesse com um cargo legal, recebendo bem e com uma empresa para me respaldar... ai seriam outros quinhentos...

Bom, é isso... tenho que terminar a minha apresentação oral final do curso de francês...

Beijos

Quando se descobre que o Mágico de Oz não tem tantos poderes...

Tenho tantas coisas pra dizer que nem sei por onde começar...

Bom, até sei... pra começar de verdade eu queria dizer que o projeto “imigração para o Canadá” está suspenso por tempo indeterminado...
Vamos por partes... Tudo começou pq eu voltei a fazer análise... não conversei nenhuma vez sobre esse assunto com o meu analista, mas os outros assuntos que conversei me levaram a refletir...
Antes de mais nada queria dizer que sou defensora fervorosa da qualidade de vida... que, se eu fosse casada e planejasse ter filhos, ou tivesse filhos pequenos, com certeza viria morar no Canadá... mas, como sempre digo... sou solteira, dona do meu nariz, não preciso cuidar de ninguém... então...

Pensei muito, muito mesmo... eu fiquei longos 9 anos para me formar... por motivos diversos como, no começo, imaturidade e curtição da vida social academia, depois por ter trabalhado 5 anos, depois por ter mudado de curso... de qq forma, a verdade é que minha vida tem sido procrastinada por esses 9 anos... agora está na hora de viver..

E ai vc para e pensa... ué, mas o que essa loka tá falando, então agora é a hora dela mudar de país, ter uma vida legal e talz... pera um pouco..

Vamos aos cenários... no Brasil eu seria uma recém formada em engenharia de produção que fala fluentemente espanhol, inglês, francês (acho que vai ficar fluente depois dessa viagem) e um pouco de alemão... tenho ótimos conhecimentos de informática e 5 anos de experiência na área técnica da industria automotiva...

No Canadá eu terei tb o diferencial das línguas mas, pra reconhecer meu diploma irá demorar, no mínimo uns 2 anos... nesse meio tempo, a pessoa que poderia ter um puta emprego no Brasil terá que ter um emprego mais ou menos pra “se manter”...

Ai eu fico pensando, na hora em que eu to pronta pra colher os frutos de 9 anos eu vou embora??? Me ferrar mais 2 anos, pra ser reconhecida???

Nesses últimos 9 anos, na verdade nos últimos 5 anos, durante o tempo que trabalhei, minha vida era trabalhar de segunda a sexta, faculdade todas as noites, curso de língua no sábado e dormir no domingo... ou seja, onde foi parar “a minha vida”??

Por mais que eu arranje um trabalho que me consuma no Brasil, ou que trabalhe muito (tipo horas extras) ou que viaje muito, tem dois fatores... o primeiro é eu gostar do que estou fazendo e o 2º é saber que eu estarei construindo uma carreira...

Eu lembro quando fiz uma entrevista que o cara me perguntou “mas pq vc quer trabalhar aqui?” e eu disse, pq não to procurando emprego, eu quero construir uma carreira aqui...

E é bem isso, eu tenho que aproveitar esse momento privilegiado, onde eu estou cheia de conhecimento, cheia de vontade, que não tenho reais responsabilidades (como filhos, contas pra pagar) e me dedicar a essa carreira...

Vc pode dizer, ah... mas vc sofre 2 anos no Canadá mas depois será recompensado... é uma possibilidade, não uma certeza... pq veja bem... quem tem filhos, se tiver um trabalho mais ou menos mas acordar e ver que os filhos terão mais oportunidades, que eles viverão em uma sociedade diferente já será recompensado... se eu acabar nessa situação o que terei? Um monte de conta pra pagar, ganhando menos do que eu ganhava no Brasil e fazendo algo aquém das minhas capacidades...

Eu estou amando Montreal mas não sei se o suficiente para trocar o certo pelo duvidoso... eu sei que posso ser linchada em praça publica mas se eu tivesse a possibilidade de morar me Londres, eu não pensaria duas vezes.... pq só de estar lá, pelo simples fato de estar lá eu já seria a pessoa mais feliz do mundo... Por mais que Montreal tenha me encantado eu não consigo ver essa magia que eu sinto em Londres... da mesma forma que amei NY, moraria lá facilmente se fosse transferida pela empresa e tal, mas não amei tanto a ponto de deixar tudo e ter que morar na pqp, pegar o metro quente todos os dias só pra dizer que moro lá...

Não sei se vcs entendem o que eu quero dizer... mas é o lugar que faz seu coração parar de bater um por um segundo... acho que é a mesma sensação de quando vc esta no ápice da paixão por alguém... vc pode sair com mil pessoas, namorar mil pessoas, mas são poucas, ou as vezes só uma que faz seu coração parar por um segundo... e, até agora, o único lugar que faz é Londres...

Mesmo pq, por mais que eu ache o Brasil uma porcaria eu AMO São Paulo, e também, a não ser que fosse por um trabalho legal em outro lugar, não deixaria minha cidade por nenhum outro lugar....

Acho que, nesse novo momento que terei na minha vida no ano que vem, eu posso ter o melhor dos dois lados, minha vida confortável no Brasil e, por exemplo, tirar férias na Europa ou no Canadá, EUA... ou conhecer outros países...

Antes de terminar, queria dizer que nunca se é tarde pra mudar de idéia, não existe problema em mudar o ponto de vista... as pessoas que me conhecem de verdade, meus amigos do trabalho, minha família, sabem o quanto eu queria mudar de pais... o quanto eu era a “senhorita Canadá” mas não tenho vergonha em mudar...

Somos seres em constante transformação e nossas idéias tb mudam... isso nos torna pessoas mais ricas, menos duras e mais flexíveis...


Bom, é isso.. novidades eu conto mais depois... quero dizer, sobre a viagem propriamente dita...

Beijos

Últimos preparativos

Depois de tantos meses de namoro esta chegando a hora de conhecer o Canadá... não só Montreal e Toronto mas tb NY.... ai que frio na barriga...

sei que ando em falta com minhas visitas nos blogs, mas tive 10 provas em 5 dias... sendo que só na sexta feira foram 4... além de entregar TCC etc etc...

Hoje teve festinha aqui em casa, niver da minha mãe que foi dia 18 e pra comemorar o meu que será dia 25 (que estarei em Ny, que chic)....

Bom, não sei se até dia 29 dou as caras, pq no hotel que vou ficar não tem internet, e não quero ficar andando com meu notebook pela cidade... eu sei que NY não é São Paulo, mas não tô afim de começar a minha viagem com preju...

Anyway... dia 29 vou pra asa da amiga da minha mãe em NY onde fico até dia 04... ai eu mando notícias, coloco fotos etc...

dia 04 de julho chegarei em Montreal... tô é com medo da prova de nivelamento hua hua hua.. espero que eu não fique no básico 1 hehehehehe

bom, é isso... nos falamos das terras do tio sam...

beijos

AHHHHH antes que eu me esqueça... se tudo der certo com minhas notas, e espero que eu não tenha nenhuma surpresa desagradável, já sou 90% engenheira... ou seja... falta 1 semestre.... que felicidade....

NY - 16 dias

ai ai ai... faltam 16 dias pra viagem...

gentem... sério... não tô me aguentando hahahahahaha

E pra entrar no clima, fui ver Sex and the City 2 ontem.... hua hua hua... o filme é engraçadinho mas deveria se chamar Sex and the City - Abu Dhabi hehehehe

bom, tô numa correria... queria contar duas coisas...

a 1a e mais importante é que fiz um guia num site "chuchu beleza" que achei.... queria a opinião de todos...

http://www.nileguide.com/destination/new-york/trips/my-new-york-city-guide/7082753

a 2a é que ontem joguei uns 10 sacos de papel do meu quarto... meu.... DEZ sacos... hua hua hua... uma monte de papel da faculdade, contas e coisas da viagem pra europa.... aproveitei que estou indo viajar pra ter "coragem" de jogar as coisas fora hahahahaha.... ridícula, eu sei... mas eu pensava "vamos jogar fora para abrir espaço pro novo" e "se vc não precisou de nenhum desses papeis em um ano, não vai ser agora que precisará"...

Ah, aproveitei tb que já passou a "dor" de ter saido do meu trabalho e joguei todos os papeis da CIPA, jornais que eu guarvada etc etc... ufa... uma alivio hua hua hua

bom, é isso... vejam meu guia e dêem picatos...

beijos

Momento "remember" de domingo

Meu irmão está montando o yearbook dele.. ai ficamos vendo umas fotos antigas... é uma delicia...

por isso, quero comprar nos states um super scanner da HP.... tem um monte de foto, filmes e "slides" antigos que estão se perdendo com o tempo... vou comprar um HD só pras fotos mas farei um backup em DVD... tudo isso pra manter essas memórias tão preciosas...

Deixei meu irmão na casa do amigo e minha mãe na casa da minha tia pra ficar com minha vó... Ai, minha mãe, scaneou algumas fotos lá na minha tia.. o scanner não é grandes coisas mais quero dividir umas fotos com vcs... (clique nas fotos pra ver maior)



Os gêmeos... por mais que meu irmão e eu tenhamos 10 anos de diferença, temos o mesmo jeito.. olha os dois no estilo "criança troglodita" hua hua hua





Gui rockeiro.... coisa mais fofa...





Mamãe com os filhos no colo... os dois filhotes com a mesma idade, mas a mãe 10 anos mais jovem comigo no colo...





Meu pai, o gui e eu... sinto muita falta do meu pai :(





O meu pescador... essa foto fica no meu quarto... meu irmãozinho que agora é irmãozão...





E pra provar que eu nunca bati muito bem, eu, andando de bicicleta com o VESTIDO DE NOIVA da minha mãe hua hua hua...





Agora vou nessa, tenho que estudar pra prova que tenho amanhã de manha...

Arrumando o passado

Tô tentando, com grande sacrifício, arrumar os posts do blog...

tem muita coisa que não tá aqui e quero deixar tudo certinho...

O blogger deve estar puto comigo, pq tá dando um monte de erro.... ai ai ai :(

O mais engraçado é ver que em quase 9 anos de blog minhas reclamações são as mesmas hehehehe

Só um adendo.... acabei de passar tudo.. alguns posts ainda não estão publicados pq com esse "troca troca" de sistemas de postagem a acentuação vai pro espaço, ai tenho que arrumar "na mão" mas posso afirmar que o meu blog, com esse post tem 2.127 posts..... ou seja, quase 1 post a cada 2 dias... isso, se considerarmos que fiquei um tempão (principalmente enquanto eu trabalhava) sem das as caras por aqui hehehehe

Agora quero tirar os que tão em draft e, depois, colocar labels em todos os posts... mas isso só vai ficar pronto pro ano que vem, com os 10 anos do blog... pq terei que ler muitos posts... hehehehe

Estudando no Quebec

Bom, vamos por partes.... post beeem longo mas acho que vale a pena meu trabalho em escrever e o de vcs em ler hehehehe

Neste sábado rolou a feira Estude no Quebec aqui em sampa...

O que ficou muito claro é que o Quebec escolheu mesmo o Brasil como "focal point" na America Latina para atrair novos imigrantes...

Conversei muito com muita gente... tanto das unis quanto do consulado (os canadenses do consulado são um caso a parte, depois conto pq)

Primeira coisa que eu posso afirmar (que eu não sabia antes) todas as faculdade tem, praticamente, os mesmos valores de matricula para o mesmo tipo de curso, ou seja, um curso de engenharia civil na UQÀM terá praticamente o mesmo valor do que na UM...

Segunda coisa é que, por mais que existam estudos, dizendo que uma faculdade é melhor ou pior que a outra, teoricamente todas são iguais... isso pq nenhum curso é mudado, alterado ou criado, bem como suas matérias, o que será dado nas aulas sem a autorização do CREPUQ que é o conselho de reitores do Quebec... se pararmos pra pensar nas Universidades Públicas do Brasil acho que não é muito diferente... e acho que no fundo um diploma da USP não vale muito mais do que um diploma da Unicamp ou da Universidade de sei lá onde, todas tem várias áreas de pesquisa e talz (desde que pública.. acho que todas tem nome)...

Ou seja, na hora de escolher a facu que quer estudar tem que ter em mente outros pontos... por exemplo onde quer morar (já entro nesse detalhe), se a faculdade tem professores que estudam as áreas que vc gosta (maiores as chances de conseguir um emprego dentro do campus) etc etc...

É possível ir com um visto de estudante e, nos primeiros 6 meses trabalho no campus... depois, mudar o visto para estudo e trabalho e trabalhar fora...

Perguntei tb se é possível, com o visto de estudante, pedir o de residente permanente, o cara disse que não... mas eu acho que isso é pra quem tá na graduação.... pq se eu preencho os requisitos não vejo pq não poderia... mas... em todo caso, essa é a informação oficial...

Onde estudar...

Na verdade existem 7 universidades no Quebec... todos vão dizer, não, são 17... não, são 7.. as outras 10 são Campi das Universidades ou associadas... vcs vão entender..

Universidades Anglofonas:
Bishop's University - Sherbrooke
Concordia University - Montreal
McGill University - Montreal

Universidades Francofonas:
Université Laval - Cidade do Quebec
Université de Montréal
           Université de Montréal - Montreal
           HEC Montréal - Montreal
           École Polytechnique de Montréal - Montreal
Université du Québec
           Université du Québec en Abitibi-Témiscamingue - Rouyn-Noranda
           Université du Québec à Chicoutimi - Chicoutimi
           Université du Québec à Montréal - Montreal
           Université du Québec en Outaouais - Gatineau
           Université du Québec à Rimouski - Rimouski
           Université du Québec à Trois-Rivières - Trois-Rivières
           École de technologie supérieure - Montreal
           École nationale d'administration publique - Cidade do Quebec,                                  Montreal, Gatineau, Saguenay e Trois-Rivières
           Institut national de la recherche scientifique - Cidade do Quebec
Université de Sherbrooke - Sherbrooke

Agora, pq falei que temos que ver bem onde queremos morar? Olhem no mapa...
Ou seja, pra quem quer estudar, pra quem precisa validar diploma em alguma ordem, etc etc temos que planejar bem o local pra ter uma uni por perto..

Resumindo, 7 campi estão em Montreal e 3 na cidade do quebec... mais 4 nos arredores entre as duas cidades e o resto bem longe desse "centro".... Sendo que 2 das 3 anglofonas em Montreal...

Vamos ao segundo ponto... áreas de estudo dos professores...

Diferentemente do que acontece no Brasil, é possivel ser apenas professor... isso faz com que os professores das universidades sejam professores-pesquisadores... claro que isso não influi muito na vida de quem está fazendo apenas o bacharelado mas pra quem está procurando mestrado e superiores é de máxima importância...

Agora, antes de continua, quero contar um fato engraçado...
Estava conversando com a representante da École Polytechnique e perguntei se poderíamos conversar em inglês, ela disse que tudo bem... um amor a moça... a 1a coisa que ela perguntava para as pessoas é em qual área tinha feito o ensino médio... ai eu expliquei pra ela que no brasil não existe essa divisão, que aqui temos todas as matérias e ela arregalou o olho... hua hua hua.... ai ela começou a perguntar para as pessoas se elas eram boas em matemética e física hahahaha

Ai, conversa vai, conversa vem eu pergntei pra ela se eles tinham mestrado em Oil & Gas... a mulher não entendia de forma alguma... como assim??? ai eu falei pétrole.... e ela perguntou "vc fala francês?" eu pensei... xiiii fudeu.... hahahahah ai falei em francês "um pouco, eu estudo na aliança francesa aqui em sp, mas estou indo pra Montreal no meio do ano pra melhorar o meu Francês e aprender a falar como vcs..."

Pronto, a mulher desandou a falar rápido e a dizer "mas vc não está entendendo o que eu falo?"... e eu falei pra ela... "sim, pq sei o assunto que vc está falando, vc está falando pra mim, comigo, mas se fosse do nada eu não sei se entenderia"...

hahaha, resumo, a mulher me deu o cartão dela, disse que era pra eu mandar um e-mail assim que eu chegasse, que ela queria muito que eu conhecesse a escola e tudo mais hehehehe super simpática e eu fiquei feliz que entendi tudo hua hua hua

Conversei bastante com o representante da Concordia (foi o que eu mais tirei dúvidas pq nós nos comunicamos maravilhosamente bem em inglês... e ele entendeu quando eu falei "Oil & Gas" hua ha hua acho que a mulher é que não sabia inglês hahaha)

Falei pra ele, que no brasil estamos acostumados a estudar e trabalhar, que se tivermos que só estudar, chegando num país novo, onde nosso dinheiro vale quase a metade fica difícil... e ele disse, nossa mas espera.. temos vários cursos de "trabalhe e estude"... que na verdade, chamam em inglês Co-op Programs... neste programa vc estuda de set-dez tem a pausa de final de ano, depois estuda de jan-abril e trabalha entre maio-ago....

Claro que não é qq pessoa que pode fazer esse curso, vc tem que ser aprovado por um comitê, ter ótimas notas nas primeiras matérias e tal, mas para nós, que já fizemos graduação no brasil e estamos buscando nos adequar aos padrões canadenses é fácil...

Pra completar a minha felicidade ao falar com esse cara, ele me perguntou o que eu queria estudar no mestrado... ai eu falei "olha, pensei em Oil & Gas, pq sei que é uma área forte no Canadá mas tb poderia ser em "produção mais limpa", estou participando na universidade que estudo, aqui no brasil, de um núcleo de pesquisas e tal"... ai o cara fala "meu, engenharia de meio ambiente, sustentabilidade e tal é "A" área da grana no Canadá... com certeza é o mais fácil pra vc conseguir pesquisadores... eles estão com todo o dinheiro"... ai ele me deu o nome de uma professora pesquisadora que, segundo ele é uma "Sweetheart" e que ela poderia me ajudar e me indicar outros professores na minha área mesmo...

Ai eu contei que vou em julho e ele falou "nossa, vai lá conhecer... fala pra pessoa que vc quer conhecer a parte de engenharia e já fala com os professores...."

Nossa, sai de lá muito feliz... com "uma luz no fim do túnel.."

Depois fomos na palestra do pessoal do consulado... hahaha... tenho que contar essa pq é muito cômica...

O cara explicou como tirar os vistos de estudante e tal... ai um cara pegunta:
- quanto custa pra validar o diploma canadense no brasil?
cara do consulado - não sei valores, mas eu validei o meu na USP
- ahn, vc se formou em que?
Juro, o cara do consulado fez uma cara.... uma cara de "como vc tem coragem de fazer uma pergunta dessas... que absurdo..." parecia que tavam perguntando quanto ele ganha por ano, quantas vezes vai pra cama com a mulher... sério, o cara ficou SUPER constrangido.... e disse:
- validei minha pós...

Meu, ok, sabemos que brasileiro é aberto ao extremo, mas o cara do consuldo tá no brasil, falando portugues.... (falava muito bem, só não conseguia ler "êxito" na apresentação do powerpoint hehehe)... poxa, tem que se acostumar com nossa cultura... é o mesmo que temos que fazer quando vamos pra lá.... pra morar.., como ele fez...

hehehe... bom, pra terminar... umas últimas informações...

Pra estudar em uma universidade do Quebec (bacharelado) qq pessoa, sendo de qq país ou de outras provincias do canada tem que OBRIGATORIAMENTE fazer um preparaório... isso pq os quebecas estudam um ano a mais....

ou seja, se vc tiver feito um ano de faculdade no brasil ou qq outro lugar, pode ir pra lá e começar no 1o ano do curso (podendo ou não validar as matérias, depende da facu)... se não, vc faz o preparatório e depois a facu... pra mestrado, pós etc não precisa...

agora valores... esses são da escola politécnica... EM REAIS POR ANO

TAXA ANUAL PAGA PARA A FACULDADE
Bacharelado - 27.400
Mestrado - 19.900 (se for só o curso) 27.970 (se for com pesquisa)
Doutorado - 5.280

SEGURO MÉDICO
1.500

ESTADIA
No campus- 7.390
Fora - 11.610

DESPESAS PESSOAIS (telefone, internet, alimentação, transporte, livros e outros)
10.800

Ou seja.... valores totais no melhor dos casos...
Bacharelado - 27.400 + 1.500 + 7.390 + 10.800 = 47.090 ou 3.925/mes
Mestrado - 19.900 + 1.500 + 7.390 + 10.800 = 39.590 ou 3.300/mes
Doutorado - 5.280 + 1.500 + 7.390 + 10.800 = 24.970 ou 2.081/mes

Lembrando que os valores estão em reais...

Se levarmos em conta que um mestrado na GV, aqui no brasil custa 2.800 reais vale MUITO mais a pena fazer um mestrado no Canadá.... mesmo sem ser residente permanente...

É claro, que pra quem é residente a taxa paga pra facu é beeem menor.... (só como referência, pra residentes o valor é de 5.000 reais por ano com todas as taxas e os valores por créditos)

e pra terminar o post mais longo da história, um quadro de referência de estudos (eu digitei do folder que recebi, se acharem algum erro, me avisem) entre o Brasil e o Quebéc.... (clique aqui ou na imagem para ver em pdf)


espero que este post seja útil para os amigos que estão pensando em ir, e os que estão já no quebec e pensando em voltar aos estudos...

beijocas

Tweets de Abril de 2010 - Parte 3

  1. é só de engenheiros... o coord. da facu q mandou RT @ckeroll: @yambanis de onde você tirou aqueles dados de profissão?
  2. todos sabem que eu sou amiga de tênis, nunca tive amores por sapatos.. mas quando vi esse, OMG... me apaixonei...http://trunc.it/7k8t7
  3. @les_lapins ou comprar um manual pra ser "esportiva" hua hua hua... tipo um "mustang manual shift" (só se eu casar com um milionário..) hehe
  4. que foi amor??? com o q??? RT @ckeroll: que ansiedade horrível :(
  5. Testando "a viradinha" do "ponto morto" http://bit.ly/br8mbs #blog
  6. Acabou de sair na globo sobre o CamSpace... o site dos israelenses não aguentou e tá fora do ar... ele vão pagar um pau pra globo hua hua
  7. 5 horas e meia sem luz em casa....
  8. indo pra porra do anhembi... :( quero dormir... tô dodoi :(
  9. me coloca na lista??? tb quero! RT @BrunoZP: Ah meu, ja encheu o saco essa vida...alguém quer me dar uma nova?
  10. @CafeComGabito mas eu tô falando sério, vc poderia falar sobre seus textos, afinal, a maior parte do público dela é de mulheres ;)
  11. poderíamos fazer um movimento no twitter " @CafeComGabito na @ana_maria_braga " deu certo pra @Deias e ela foi chamada!!!
  12. resumindo, pra ganhar bem: Fazer engenharia de produção, mas demorar pra se formar, trabalhar pra Petrobrás, no centro-oeste hua hua hua
  13. poderia virar engenheira jornalista... e ganhar o salário do bonner hehe RT @BrunoZP: @yambanis Ta dando mais informações que a Globo hein!
  14. Em 2013 a economia brasileira terá um déficit de 150.000 novos engenheiros! Hj se formam 32.000 por ano, a demanda é de 65.000 por ano!
  15. Que regiões tem os maiores salários (mil R$/ano)? Centro-Oeste/125 - Sudeste/73 - Sul/60 - Nordeste/47 - Norte/20
  16. Quando um engenheiro ganha mais? Entre os 10 e 15 anos de experiência, após os 15 anos o salário cai em média 10%.
  17. mercados que mais pagam (mil R$/ano): Petróleo/115 - Financeira/90 - Governo/86 - Aeronáutica/80 - Automóveis/78 - Consultoria/59
  18. Na média, um engenheiro no Brasil ganha R$ 5.096,50 por mês.
  19. áreas que mais ganham (mil reais/ano): Produção/114 - Mecânica/86 - Aero/82 - Civil/72 - Eletron/70 - Elétrica/61 - Telecom/52 - Comput/46
  20. tempo para se formar em engenharia X salário médio anual - 4 anos/81 mil - 5 anos/61 mil - 8 anos/93 mil reais
  21. (...cont) A única segurança verdadeira consiste em uma reserva de sabedoria, de experiência e de competência. Henry Ford
  22. Texto de abertura do meu TCC -> Se o dinheiro for sua única esperança de independência, você jamais a terá. (cont...)
  23. e esses fios soltos no chão? cuidado com acidente de trabalho! kd a CIPA? RT @realwbonner: De volta agora mesmo.http://twitpic.com/1j61rg
  24. já respondi manezona RT @ckeroll: @yambanis te mandei email,mane.se liga
  25. MORANGO E BLUEBERRY!!! RT @yoguland: Estamos para lançar novos sabores! Alguma sugestão de sabor de Frozen Yogurt que você gostaria?
  26. muito... deve ter alguma droga viciante hehehe RT @andrezamolina: @yambanis aii eh mt bom ne....
  27. Acabei de tomar um Chocolate Frappuccino blended beverage e comer um Blueberry Streusel Muffin @starbucks #amomuito
  28. decidido, vou na 5a feira... agora vou papar, ver house e dormir um pouco pra ver se melhor do resfriado....
  29. 1a parte do dia, ok.... agora estou pensando se vou na feira hj ou na quinta.... pegar a 23 de maio, duas vezes no mesmo dia NINGUEM merece!
  30. RT @ckeroll: por que dormir é tão bom?
  31. garganta doendo, nariz ferrado... será que é gripe??? :(
  32. @GeanOliveira o currículo lattes é do cpnq, para pesquisadores ou desenvolvimentos acadêmicos ;)
  33. se o presidente da fiesp não conseguir cliente pro nosso projeto, ninguém mais consegue hua hua hua
  34. amanha de manha vou pagar meus pecados, de tarde Expo Ambiental e de noite Paulo Skaf vai lá conversar com os 17 caboclos (+eu) do projeto
  35. meu currículo lattes está atualizado, depois de 5 anos q ficou no limbo... será necessário para o projeto de produção mais limpa q estou ;)
  36. http://migre.me/zDut - Deu a louca no @Tecnoblog: iPod Touch 32GB di grátis! (rt para concorrer)
  37. @tativalequebec5 sim, é como se vc fosse entrar no 2o curso e "cortasse" as matérias do 1o....
  38. @ckeroll hahaha e depois vc diz que gosta da área que está blééééé
  39. @CariocasQuebec deseja toda a sorte do mundo pro maridão no OIQ!!!!
  40. ummmm almocei uma das coisas que eu mais gosto filezinho de peixe frito... ummmmmmm só faltaram as "chips" pra ser um "fish and chips" hehe
  41. não é preconceito, é a realidade.. have the guts to do engineering! RT @ckeroll: @yambanis gente, quanto preconceito com os administradores!
  42. ok ok... parei de divagar, vou ver tv globinho que eu ganho mais hua hua hua
  43. isso se saísse a cidadania grega e a grécia parece de fazer merda e não fosse expulsa da união europeia hua hua hua
  44. ou seja, corro o risco de ser 2 vezes engenharia e nenhuma economista hua hua... não não, mas um mestrado em economics sai.. Ojala em Paris!
  45. sabe qual é o lado Tragicômico da minha vida? hj eu faria economia.. sabe o que é pior? tô pensando em fazer mais 2 anos e terminar mecânica
  46. xi, fudeu.... meu tcc é sobre GESTÃO do conhecimento... será que tô ficando viadinha e indo pro lado manezinho? hua hua hua
  47. essa festa toda é pq a matéria é matéria de verdade de engenharia... e não essas babozeiras de gestão. Gestão é coisa de administrador!
  48. tirei 9,58 na prova, posso considerar um 10??? Precisei de muitos anos pra isso acontecer, mas voilà... um degrau a menos rumo ao CREA!
  49. eu tb, diria freud isso é coisa d controlador RT @pedroneschling: (...) sonho que estou dirigindo e o carro não freia por mais que eu tente.
  50. por isso temos amigos para nos apoiar - I'll be there 4u - RT @ckeroll: change is hard, i should know.
  51. eu vou trazer na mala... o duro é como sem quebrar hehehe RT @BrunoZP: @yambanis Se mande de la de presente!..rs
  52. já acordada pra ir pra facu.... zumbi
  53. Estou 98% decidida na compra deste scanner http://trunc.it/7gfmbagora só falta pensar em como trazer pro brasil sem sofrer muito!
  54. não posso esquecer de levar na viagem - dramin!!! FALTAM 58 DIAS
  55. The Wrestler - ótimo filme, trilha sonora foda... mas muito deprê pro meu humor já deprê de domingo...
  56. domingo cú total... dormi 16 horas e esse dia não acaba.... tô parecendo a Carrie Bradshaw quando o noivo larga ela no altar....#zumbi
  57. sério, vejam esse video.. http://trunc.it/7fkxw este programa da MTV tá foda hua hua tem hj as 17h http://trunc.it/7ef1y chama 5a categoria!
  58. tenho tanta coisa pra fazer e disposição ZERO!!!
  59. Acabei de ver Definitely, Maybe - é engraçado ver a "Rebecca Bloomwood" sendo contra o consumismo hua hua hua - Isla Fisher
  60. acho q vou engatar mais um filme... 3o do dia... mas de amorzinho tb....
  61. que filme fofo The Rebound - e o Justin Bartha é o novo Colin Firth ;) Zeta Jones linda as usual
  62. acabei de ver Sex and the City - the movie. Acho q vou ver mais um filme.. que tal G.I. Joe? Filmes quase gêmeos hua hua hua
  63. Zero e-mails desde a uma da tarde... nem spam.... xiiiii... será q a internet morreu?
  64. Que bom que as pessoas, por mais que demorem, ñ esquecem as coisas que prometem! pq se dependesse da boa vontade da minha mãe eu tava fudida
  65. tirei 10 na prova de Gestão de Recursos e Logística. Tb, no 9o semestre de Eng de Produção, se eu não soubesse essa matéria eu me matava!
  66. foda o núcleo de pesquisa em produção mais limpa que estou participando da facu.... preciso atualizar o meu currículo lattes
  67. RT @ckeroll: achei fofinho http://www.youtube.com/watch?v=6Wf8yEb1cwY
  68. RT @jeanwainer: "Não consigo mudar meu twitter pra mulher"http://bit.ly/9tSMlG (via @skillo)
  69. indo pra facu... espero que hj tenha aula, que não acabe a luz etc etc...
  70. amor, relax... todo mundo tem um chefe fdp e manipulador na vida :( RT @ckeroll: que bosta
  71. antes q eu esqueça.... TG it's raining.... não aguentava mais umidade do ar em 30%....
  72. Gente, sou uma pessoa chic... se tudo der certo vou "trabalhar" pra uma consultoria de produção mais limpa... veremos amanha.....