Taty

A historia do chocolate

e muito interessante a historia do chocolate... O nome chocolate vem do grego "Theobroma", que quer dizer "alimento dos deuses".

Este nome foi dado por Carlos Linnaeus, um botanico sueco que conhecia a trajetoria do chocolate atraves da historia dos povos.
Tudo comecou ha seculos atras, com as civilizacoes asteca e maia, mais precisamente no Mexico e na Guatemala. No Mexico, os astecas cultuavam o deus Quetzalcoatl. Ele personificava a sabedoria e o conhecimento e foi quem lhes deu, entre outras coisas, o chocolate. Os astecas acreditavam que Quetzalcoatl trouxera do ceu para o povo as sementes de cacau, que tambem servia como moeda para este povo. Eles festejavam as colheitas , oferecendo as vitimas de sacrificios tacas de chocolate.
Entao um dia, diz a lenda, Quetzalcoatl ficou velho e decidiu abandonar os astecas. Partiu em uma jangada de serpentes para o seu lugar de origem - a Terra do Ouro. Antes de partir, porem, ele prometeu voltar no ano de "um cunho", que ocorria uma vez a cada ciclo de 52 anos no calendario que ele mesmo criara para os astecas. Enquanto isso, por volta de 600 a.C., os maias, que tambem conheciam o chocolate, estabeleciam as primeiras plantacoes de cacau em Yucatan e na Guatemala. Considerados importantes comerciantes na America Central, eles aumentaram mais ainda suas riquezas com as colheitas de cacau. Dele se obtinha uma bebida fria e espumante, chamada "tchocolath". O valor do cacau tambem estava em suas sementes. Elas eram as moedas.
Quando Cristovao Colombo chegou a America provou o chocolate e o levou para a Europa. O "tchocolath" nao era a bebida agradavel de hoje. Era bastante amarga e apimentada. As tribos da America Central geralmente o preparavam misturando com vinho ou com um pure de milho fermentado, adicionado com especiarias, pimentao e pimenta. Naquela epoca, o chocolate era reservado apenas aos governantes e soldados, pois acreditava - se que, alem de possuir poderes afrodisiacos, ele dava forca e vigor aqueles que o bebiam.
Mais tarde foi Cortez quem pisou naquelas terras e, sem duvida, ficou muito impressionado com a mistica que envolvia o chocolate e mais ainda com o seu uso corrente. Assim, com o intuito de gerar riquezas para o tesouro de seu pais, ele estabelece uma plantacao de cacau para o rei Carlos V, da Espanha. E, como bom negociante, comeca a trocar as sementes de cacau por ouro, um metal indiferente aqueles povos. Os espanhois aos poucos se acostumavam com o chocolate e, para atenuar o seu amargor, diminuiam a proporcao de especiarias e o adocavam com mel. Ja o rei Carlos V tinha o habito de toma-lo com acucar.
Rapidamente, o chocolate se espalha entre a familia real e os nobres da corte espanhola. Cortez levara para a Espanha todo o conhecimento daquelas tribos primitivas de como lidar com o cacau e preparar o chocolate. Sabia como colher, retirar as sementes dos frutos e depois espalha-las ao sol para fermentar e secar. Sabia tambem que elas deviam ser assadas sobre o fogo e depois esmagadas em uma gamela de pedra, ate se obter uma pasta aromatica, a qual era misturada com agua para se chegar a bebida.
Na Espanha, as cozinhas dos mosteiros serviam como local de experiencia para o aprimoramento do chocolate e a criacao de novas receitas. Os monges aperfeicoaram o sistema de torrefacao e a moenda do chocolate, transformando-o em barras e tabletes para serem dissolvidos em agua quente, como era apreciado nos saloes aristocraticos.
Durante todo o seculo XVI, porem, os espanhois conservaram para si esta preciosa iguaria, nao querendo compartilha-la com outros paises. No entanto, seus planos foram por agua abaixo em meados do seculo XVII, quando comecaram a vazar as primeiras informacoes sobre o chocolate.
Ja em 1657, surge em Londres a primeira loja de chocolate. Em 1660, o filho de Ana da austria, Luis XIV, que subira ao trono, casa-se com outra princesa espanhola, Maria Teresa. Esta segunda uniao iberica acaba firmando de vez o dominio de chocolate na Franca. A corte comentava que Maria Teresa, uma esposa devotada, tinha duas paixoes: o rei e o chocolate.
Enquanto a monarquia solidificava o habito de consumir chocolate na Franca, outros paises tambem comecavam a se interessar por ele e a procurar pela sua propria fonte de suprimento. O governo espanhol mantivera o comercio de chocolate fechado ate o seculo XVI. E, para sustentar o seu monopolio, estabelecera taxas pesadas de importacao, de forma que ele permanecesse ainda durante muito tempo uma bebida apenas das classes privilegiadas. Como se nao bastasse, os estoques de sementes de cacau da Espanha eram limitados.
Em 1765, um medico, James Barker de Dorchester, se associa a um fabricante de chocolate recem-chegado da Irlanda, John Honnon, e funda a primeira fabrica de chocolate dos EUA: a Companhia Barker. Naquela epoca, o chocolate ja podia ser consumido temperado com cravo ou almiscar, dissolvido em vinho ou leite quente e adocado com acucar. Ele comeca a ser aperfeicoado e surgem novidades.
Em 1819, Francois Louis Cailler abre a primeira fabrica de chocolates suicos. Sete anos depois, em 1826, Philipp Suchard comeca a fazer chocolate misturado com avelas moidas. Em 1875, Daniel Peter e Henri Nestle inventaram o chocolate ao leite.
Em 1914 estoura a Primeira Guerra Mundial, determinando o fim da expansao das industrias chocolateiras. Sao feitas restricoes as exportacoes do produto. Tabletes de chocolate passam a fazer parte da racao de emergencia dos soldados americanos em servico, pois alem de bastante energetico, mantem a temperatura do corpo estavel, mas a experiencia nao da muito resultado. Para cumprir o papel de racao de emergencia, o chocolate era demasiado irresistivel para ser guardado sem ser comido.
Em 1945, fim da segunda guerra e com ela as barreiras ao desenvolvimento das industrias chocolateiras. A lavoura cacaueira comeca a se expandir na Bahia no seculo XVIII. A partir de 1954 instalam-se no Estado de Sao Paulo as primeiras plantacoes. Hoje, o Brasil ocupa a posicao de sexto maior produtor mundial de cacau.


LET'S COMER CHOCOLATE..... uma vez por ano nao mata hehehehe