Taty

Aprendendo Alemao

A lingua alema e relativamente facil. Para ilustrar como e simples, vamos estudar um exemplo.

Primeiro, pegamos um livro em alemao, neste caso, um magnifico volume, com capa dura, publicado em Dortmund, e que trata dos usos e costumes dos indios australianos Hotentotes (em alemao, "Hottentotten"). Conta o livro que os cangurus (Beutelratten) sao capturados e colocados em jaulas (Kotter), cobertas
com uma tela (Lattengitter) para protege-las das intemperies.

Estas jaulas, em alemao, chamam-se jaulas cobertas com tela (Lattengitterkotter) e quando possuem em seu interior um canguru, chamamos o conjunto de "jaula coberta de tela com canguru" (Lattengitterkotterbeutelratten).

Um dia, os Hotentotes prenderam um assassino (Attentater), acusado de haver matado a uma mae (Mutter) hotentote (Hottentottermutter), mae de um garoto surdo e mudo (Stottertrottel). Esta mulher, em alemao, chama-se Hottentottenstottertrottelmutter e a seu assassino chamamos, facilmente, Hottentottenstottertrottelmutterattentater. No livro, os indios o capturaram e, sem ter onde coloca-lo, puseram-no numa jaula de canguru (Beutelrattenlattengitterkotter). Mas, incidentemente, o preso escapou. Apos, iniciarem uma busca, rapidamente vem um guerreiro (Hotentote) gritando:

- Capturamos um assassino (Attentater).

- Qual?? pergunta o chefe indigena.

- O Lattengitterkotterbeutelratterattentater, comenta o guerreiro.

- Como? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tela? Diz o chefe dos Hotentotes.

- Sim. Responde a duras penas o indigena. O Hottentottenstottertrottelmutteratentater (assassino da mae do garoto surdo e mudo).

- Ah, demonios. Diz o chefe. Voce poderia ter dito desde o inicio, que havia capturado o Hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattentater.

Assim, atraves deste exemplo, podemos ver que o alemao e facilimo e simplifica muito as coisas. Basta um pouco de interesse.