Taty
Elogios e críticas - Microsoft lança oficialmente o Windows XP nesta quinta-feira

O novo sistema operacional promete menos "quedas" de computador e permitirá aos usuários apagar dados de seu disco rígido.
Analistas de informática disseram que o XP é muito mais confiável - por ser menos sujeito a quedas e travamentos -, mais fácil de usar, tem um "Start menu" melhorado e melhor design.
Na parte de segurança, o novo sistema é mais eficiente com a proteção de dados.
As ligações com impressoras também melhoraram. Existe ainda um "instant messaging" e aplicações de multimedia que foram classificados de "impressionantes" por especialistas, particularmente no que se refere a fotografia digital.
Um instrumento chamado Compatibility Mode "engana" programas antigos, levando-os a "pensar" que estão trabalhando com Windows 95, 98, ME ou 2000 para que não entrem em choque com o XP.
Mas o novo produto causou também controvérsia, incluindo a crítica, de longa data, de que os sistemas operacionais da Microsoft promovem muitos dos próprios serviços da empresa, incluindo o MSN Internet e o software Media Player, o que leva à exclusão de concorrentes, restringindo a escolha dos consumidores.
(Com informações das agências Associated Press e France Presse)