Taty
MOSCOU -- O submarino nuclear russo Kursk, que naufragou no Mar de Barents em agosto de 2000, matando todos os 118 tripulantes a bordo, foi içado na manhã desta segunda-feira por 26 cabos de aço presos à barcaça holandesa Giant 4. O bom tempo contribuiu para o sucesso da operação.
O submarino de 18 mil toneladas será agora preso à parte inferior da barcaça e transportado para um cais seco, próximo de Murmansk, na Rússia, onde será examinado.
De acordo com a agência de notícias russa Interfax, as embarcações que acompanharão a barcaça e o Kursk estão assumindo suas posições para iniciar o reboque.
Uma porta-voz da companhia de salvamento holandesa Mammoet confirmou que o submarino foi erguido do leito do oceano no começo desta segunda-feira.
A Marinha russa e membros da equipe de salvamento disseram que os reatores do Kursk haviam sido desligados e que não ameaçariam a operação de suspensão.
O governo russo também prometeu remover os restos dos corpos dos tripulantes e os 22 mísseis supersônicos Granit.
A parte dianteira foi separada do resto do submarino e só deve ser içada no próximo ano.
Os investigadores acreditam que nesta seção, onde os torpedos estavam estocados, pode haver pistas sobre a causa do acidente.
O Kursk deveria ter sido resgatado no dia 15 de setembro, mas a operação foi repetidas vezes adiada devido ao mau tempo e a problemas técnicos.