Taty
"HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL"


Longa traz o mundo sombrio da obra original

DA ENVIADA A LONDRES



Óculos redondos, corte de cabelo à Beatles, roupa desleixada, sorriso meigo. Assim pode ser descrito o herói de milhões de leitores da série do menino mago no filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Harry é interpretado pelo londrino Daniel Radcliffe, 12. Hermione Granger (Emma Watson) e Rony Weasley (Rupert Grint) têm o jeito dos personagens dos livros de J.K. Rowling.

Nos primeiros momentos do longa, os fãs vão ficar listando as cenas e os detalhes que faltam no filme. A viagem de trem para Hogwarts é muito rápida, cortaram demais a cena em que aparece o dragão Norberto, o percurso pelo banco de Gringotes (onde os magos guardam suas moedas de ouro e outros segredos) nem é tão emocionante, vão dizer alguns.

Os 152 minutos do longa não são suficientes para trazer às telas todos os detalhes do mundo cheio de vassouras voadoras, corujas que levam recados e aulas de poções. Mas, se conseguirem relaxar, os fãs vão se divertir.

A história começa com a chegada de um bebê à casa dos Dursley. Harry vive num quarto-armário. Tio Válter (Richard Griffiths) e tia Petúnia (Fiona Shaw), acompanhados do filho mimado Duda (Harry Melling), não sabem mais o que inventar para tornar a vida do menino insuportável.

Misteriosas cartas endereçadas a Harry começam a perturbar a vida dos Dursley. Como a mensagem não chega ao destinatário, o ator Robbie Coltrane, escolhido a dedo por Rowling para o papel do gigante Rúbeo Hagrid, entra em cena para avisar que Harry é o mais novo aluno da Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts.

O guardião das chaves de Hogwarts rouba a cena com seu jeitão desajeitado e carismático, sempre abrindo o bico na hora errada. Também se destaca Richard Harris, como o professor Dumbledore. Harris é o verdadeiro mago, com um olhar penetrante e uma voz que sussurra conselhos.

O mundo real (e bastante cruel) de Harry Potter na casa dos Dursley perde a vez para a parte mais esperada pelos fãs da série: os corredores da escola, as aventuras na floresta proibida, os jogos de quadribol (cenas que mais geraram suspense durante as filmagens).

Os executivos de Hollywood não conseguiram dar uma cara de Disneylândia com bruxos e vassouras voadoras ao filme. "Harry Potter e a Pedra Filosofal" traz o mundo sombrio dos livros de Rowling. (GABRIELA ROMEU)

--------------------------------------------------------------------------------

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter and the Philosopher's Stone

Direção: Chris Columbus

Produção: Reino Unido/EUA, 2001

Com: Daniel Radcliffe, Emma Watson

Quando: no dia 16 nos EUA e na Inglaterra; estréia no Brasil dia 23