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Pesquisa revela que Brasil ainda é visto no exterior como a terra do café e de Pelé


A cidade do Rio de Janeiro é o cartão postal do Brasil

BRASÍLIA (CNN) -- Para os estrangeiros, o brasileiro mais conhecido ainda é o jogador Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, que encerrou a carreira há mais de duas décadas. E quando é feita uma pergunta sobre o Brasil lá fora, a maioria se lembra do café, a monocultura na lavoura no início do século XX.

Foi o que concluiu uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) ao Instituto Sensus, realizada em associação com 17 institutos internacionais em 22 países. Os resultados foram apresentados nesta terça-feira.

De acordo com a pesquisa, dos 8.800 entrevistados, 58,2 por cento apontaram o café como principal produto exportado pelo Brasil, apesar dos esforços do governo para aumentar as exportações de diversos artigos. Outro item lembrado foi a banana, mas por apenas 4,3 por cento das pessoas ouvidas.

Pelé, o maior craque de futebol do mundo e eleito o atleta do século passado, foi apontado por 33,9 por cento, seguido, de longe, pelo falecido piloto de Fórmula Um Ayrton Senna e pelo jogador Ronaldinho, que atua na Internazionale de Milão.

As constantes viagens internacionais de Fernando Henrique Cardoso não lhe deram popularidade lá fora, uma vez que o presidente foi lembrado por apenas 3,8 por cento dos entrevistados.

A pesquisa procurou fazer uma radiografia detalhada sobre o Brasil e os brasileiros vistos pelo mundo.

Foram avaliados temas políticos, econômicos, ecológicos e sociais relativos ao Brasil, como o grau de conhecimento sobre o país, a qualidade de vida, a avaliação do jeito de ser do povo brasileiro, o grau de interesse para fazer turismo no país, a internacionalização da Amazônia e como nossos produtos são vistos nas prateleiras dos supermercados em todo mundo.

Os países onde a população foi entrevistada foram selecionados por sua representação e relevância nos continentes, além da importância nas relações internacionais.

No continente americano, a pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, Argentina e México. Na Europa, os países selecionados foram: Alemanha, Inglaterra, França, Suécia, Itália, Espanha, Portugal e Rússia.

Na Ásia, a pesquisa abrangeu o Japão, China, Coréia do Norte, Índia e Indonésia. No Oriente Médio, as entrevistas chegaram a Israel e Síria. Na África, foi ouvida a população da Nigéria e África do Sul. Na Oceania, a Austrália.