Taty

Essa coisa de alma gemea

Texto original

O mito da alma gemea saltou da filosofia de Platao para se transformar num dos mais fortes cliches do amor moderno. Procurar a metade que vaga por ai e uma questao de fe - quem acredita, nao duvida e todos os outros acham bobagem. Aqui, romanticos e realistas, apaixonados ou em compasso de espera falam o que passa pelo seu coracao quando sonham com o par perfeito.
Tem gente que da de ombros e ri, mas, mesmo sofrendo as alteracoes do tempo, o mito da alma gemea continua firme no imaginario contemporaneo. "Eu acredito, sim, que existe uma pessoa especial para cada um e que, cedo ou tarde, ela aparece", diz o administrador de empresas Mauricio Araujo, 30 anos. "Felizmente, a pessoa certa pra mim apareceu na primeira tentativa. Foi a minha primeira namorada, aos 12 anos. Muitos anos e varios relacionamentos depois, nos reencontramos e hoje compartilhamos as qualidades que eu acho essenciais no amor: companheirismo, dignidade e um profundo respeito pelo que cada um e."
A advogada Isabella Santoyo, 26 anos, acreditava que alma gemea fosse a tampa perfeita da panela, mas mudou de ideia. "Esse conceito muda com o amadurecimento", diz ela. "Hoje vejo que alma gemea e uma ideia eterea, utopica demais. A real alma gemea e aquela pessoa com quem voce tem afinidades, sentimentos e objetivos em comum, sem obrigatoriedade de ser perfeita."
Nao se sabe quem cunhou a expressao alma gemea, mas o mito filosofico aparece em "O Banquete", de Platao. No texto, o filosofo grego menciona os androginos, seres primordiais que queriam tomar o poder de Zeus. Quando se viu ameacado, Zeus partiu os androginos ao meio e, como um castigo divino, eles foram condenados a vagar pelo mundo buscando a outra metade para refazer o encaixe. "O romantismo reinterpretou este mito como uma das maneiras de entender o fenomeno amoroso", diz o filosofo Alejandro Gabriel Olivieri, do Centro Universitario de Brasilia.
O resultado e o conceito de fusao entre duas pessoas que, segundo a sexologa e psicanalista Regina Navarro Lins, so gera sofrimento. "e que a nossa cultura, atraves dos filmes, das novelas, das musicas, convence todo mundo de que temos que encontrar nossa outra metade, em vez de convencer cada um a desenvolver a capacidade de ficar bem sozinho", defende a psicanalista. "O tempo todo a gente e massacrado com esta ideia de que, se estiver sozinho, estara na pior. e um desespero, um sofrimento. Dentro desse quadro, a possibilidade de que voce vai se fundir com outra pessoa e nada mais vai te faltar e realmente muito sedutora."
O psicanalista alemao Erich Fromm, no livro "A Arte de Amar", afirma que "o desejo de fusao interpessoal e o impulso mais poderoso que ha no homem". Mas o ideal seria que cada um conseguisse evitar a sensacao de desamparo absoluto nos momentos em que estiver so. "Sao os modelos tradicionais que te cobram que voce tem que ter um par amoroso, tem que ter alguem. Mas a gente pode ter amigos, projetos pessoais, liberdade e ser muito feliz com tudo isso tambem", diz Regina Navarro Lins. "Os orientais sao mais espertos porque tentam encontrar essa sensacao de inteireza dentro deles mesmos, pela meditacao, o tai chi chuan e outras tecnicas."
A terapeuta Susan Leibig, que criou e ministra ha 15 anos, em Sao Paulo, o curso "Alma Gemea - Como Encontrar a Sua Metade", diz que esta ideia esta ligada a um conceito de nutricao. Filosofa, economista e especialista em logica, etica e fisica quantica, Susan divide os que buscam um par amoroso em dois grupos: carentes e estruturados. "A alma gemea, para os carentes, e qualquer pessoa capaz de ser 'fonte alimentadora', ou seja, e aquela que esta a disposicao do outro 24 horas e nao tem querer proprio. E ela tambem e carente, porque satisfaz o outro so para receber o que precisa", diz Susan.
Por outro lado, uma pessoa que sabe quem e e tem nocao de seu valor e capaz de viver bem sozinha, mas, por gostar de troca, estara aberta -e vai escolher conviver com quem possa ter uma relacao sadia. "A pessoa estruturada ve a alma gemea como um ser integral, e nao como uma 'fonte alimentadora'. Neste tipo de vinculo tem amor"
, diz Susan.
Para Regina Navarro Lins, no lugar da busca pela alma gemea esta entrando em cena uma nova conversa de amor no cenario. "Ela e muito mais baseada na amizade e no companheirismo do que em ideais. Nela, voce escolhe sua companhia nao porque tem necessidade de alguem, mas, sim, porque aquela pessoa e legal, a relacao e gostosa. e um amor mais brincalhao, sem aquela historia do romantismo, de que a moca esta toda envolvida e ai os dois tem ate que ter orgasmo juntos porque isto sim e o amor verdadeiro. Sao essas ideias e ideais que fazem as pessoas sofrerem. "

O que eu acho??? Acho que e tudo uma bobagem... a nao ser que as pessoas gostem de chamar amor, companheirismo, obejtivos em comum de alma gemea..... acho que e possivel amar muito, acho que ninguem e igual e, antes de amar aos outros devemos nos amar, nos conhecer e nos tornar nossos grandes amantes, assim poderemos ser companheiros e amar ao outro sem ressalvas...

4 comentários

Fred disse...

papo cabeca ... boa semana !

Fred disse...

FELIZ NATAL e 2004 100% ...

Re disse...

Merry Christmas!!!! Que 2004 seja repleto de surpresas boas.
Beijokas:=)

Andrea Torres disse...

everdade.Foi bom descobrir de onde vem essa vontade insensata de buscar a realizacao no outro.Nao podemos encontrar no outro algo que nao cultivamos dentro de nos mesmos.