Taty
LONDRES (CNN) -- O primeiro-ministro britânico Tony Blair, em pronunciamento nacional de televisão, classificou os ataques deste domingo contra o Afeganistão como "um momento de gravidade máxima".
Segundo Blair, a coalizão internacional contra o terrorismo não descansará enquanto seus objetivos não forem "totalmente" cumpridos.
Blair revelou que os Estados Unidos requisitaram, na última quarta-feira, o uso de inúmeros aparatos militares britânicos.
Tais aparatos incluem Diego Garcia - um território britânico no oceano Índico, dotado de diversas instalações militares -, aviões de reconhecimento e de outros tipo e submarinos equipados com mísseis.
O premier informou que também seria criada uma aliança internacional para ajudar refugiados da crise no Afeganistão.
Por sua vez, o chefe do governo alemão, Gerhard Schroeder, divulgou um comunicado dizendo que seu governo estava dando "apoio sem reservas" à ação dos Estados Unidos contra o que chamou de "alvos terroristas" no Afeganistão.
O presidente francês Jacques Chirac deverá falar ao país ainda neste domingo, em pronunciamento do Palácio do Eliseu.
Na Rússia, o presidente Vladimir Putin recebeu um telefonema de seu colega norte-americano George W. Bush, informando sobre a ofensiva pouco antes do disparo do primeiro míssil.
"Bush informou o presidente sobre o início das operações. Ele fez isso antes de o ataque começar", informou o assessor de política externa de Putin, Sergei Prikhodko.
Em seu pronunciamento aos norte-americanos, Bush afirmou que "mais de 40 países garantiram trânsito aéreo ou direito de pouso" aos Estados Unidos.