Taty
Atenção, voluntários: Marte espera por vocês


ATLANTA, Estados Unidos (CNN) -- O trabalho é árduo e sem remuneração. Mas a glória é eterna. Esta é a promessa da Mars Society àqueles que quiserem dedicar suas vidas a construir e administrar um campo em uma superfície fria, isolada e árida.

O destino é Marte - não propriamente dito. O grupo espera recrutar voluntários para sua expedição a uma ilha remota no Ártico, cujas características extremas são muito parecidas com as do Planeta Vermelho.

A missão, que simulará uma viagem tripulada a Marte, acontecerá entre junho e agosto de 2002 em Devon, a maior ilha inabitada da Terra.

Desde 1997, a Mars Society, junto com um "exército" de pesquisadores biológicos e geológicos da NASA, faz uma peregrinação anual ao deserto polar, escavando e explorando as pedras vulcânicas da região, em busca de formas exóticas que possam ter parentescos em Marte.

"A dedicação à causa da exploração humana de Marte é uma obrigação absoluta, assim como as condições são árduas e o trabalho, muito experimental", avisa a Mars Society ao recrutar os voluntários em uma página na Internet.

O grupo, que reúne entusiastas do mundo inteiro sobre Marte, não faz distinção: voluntários apenas com muita força de vontade - e músculos, principalmente - serão tão bem aceitos quanto aqueles que já tenham desenvolvido algum tipo específico de pesquisa.

Mas há exigências: os candidatos precisam estar em boa forma física e ter entre 18 e 60 anos. Quem tiver sorte suficiente para ser escolhido, ganhará apenas uma ajuda de custo, além das despesas com a viagem.

Os interessados podem viajar pelo site do grupo na Internet: http://www.marssociety.org. Mas atenção: é preciso correr. As inscrições encerram-se em 30 de novembro.