Taty
Bush: “Nós travamos uma guerra para salvar a civilização”


Bush disse que os EUA ficaram mais fortes após atentados de 11 de setembro

ATLANTA, Estados Unidos (CNN) -- O presidente George W. Bush disse, na quinta-feira à noite, que os Estados Unidos, após os dois “mais difíceis e mais inspiradores” meses de sua história, continuam fortes, apesar dos ataques terroristas, acrescentando que o país está travando “uma guerra para salvar toda a civilização”.

“Essa grande nação não será nunca intimidada. Nenhum de nós nunca desejou a tragédia que se abateu sobre o país, mas ainda assim aprendemos que dela pode surgir algo bom”, disse Bush em um discurso de 35 minutos no Georgia World Congress Center, em Atlanta, Geórgia.

“Nesses últimos dois meses, mostramos ao mundo que a América é uma grande nação”, acrescentou.

Bush foi saudado com gritos de "USA! USA!" enquanto caminhava até o palanque do centro de convenções, que estava lotado de policiais, bombeiros, profissionais de saúde e moradores da cidade.

O presidente disse não haver dúvida de que os Estados Unidos são “um país diferente do que era até 10 de setembro”.

“O que nós não podíamos ter certeza – e o que os terroristas nunca esperavam – era que a América iria emergir (dos atentados de 11 de setembro) mais forte, com o orgulho renovado”, afirmou o presidente.

Bush disse ainda que está orgulhoso de suas Forças Armadas, que estão envolvidas na missão para depor o regime do Talibã no Afeganistão e desarticular a rede terrorista Al Qaeda.

“Nós estamos decidida e sistematicamente encurralando esses assassinos e os levaremos à Justiça”, assegurou.

Segundo Bush, os Estados Unidos estão lidando com um inimigo tão perigoso que quer “matar todos os norte-americanos, todos os judeus e todos os cristãos”.

“Nós já vimos esse tipo de ódio antes e a única resposta possível é confrontá-lo e derrotá-lo”, acrescentou.

“Esse inimigo tenta se esconder por trás de uma fé pacífica, mas os que comemoraram a morte de homens, mulheres e crianças inocentes não têm religião, não têm consciência e não têm perdão”, afirmou.

Em um discurso pontuado por pelo menos 10 ovações de pé, Bush homenageou os policiais e os bombeiros mortos no ataque ao World Trade Center e os funcionários dos Correios que morreram em conseqüência de antraz pulmonar.

Horas antes, o presidente visitou o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta, onde fez um agradecimento ao que chamou de “um vasto exército para combater os atentados terroristas contra a América”.

Bush disse que, em meio aos recentes casos de antraz, a equipe do CDC “salvou muitas vidas na América” ao trabalhar por “horas intermináveis para fornecer informações de saúde pública de qualidade, remédios e resposta rápida às pessoas que foram atingidas por esse ataque cruel”.

O presidente descreveu as autoridades de saúde pública como “verdadeiros heróis da América”.