Taty
Powell: os EUA vão voltar sua atenção para o Iraque após campanha no Afeganistão


WASHINGTON (CNN) -- O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse na quarta-feira que os Estados Unidos tratariam do programa de armas do Iraque como parte de sua campanha contra o terrorismo uma vez encerrada a campanha militar no Afeganistão.

"Nós temos que derrotar a rede Al Qaeda, temos que acabar com a ameaça terrorista de Osama bin Laden ao mundo e lidar com o regime do Talibã que lhes deu guarida", declarou Powell após conversar com o ministro das Relações Exteriores do Kuwait, Sabah Al Ahmed Al Sabah.

"Depois disso, voltaremos nossa atenção para o terrorismo no resto do mundo, e nações como o Iraque, que tentaram adquirir armas de destruição em massa, não devem pensar que não iremos dirigir nossa atenção para elas", acrescentou.

O Iraque é um dos sete países que constam da lista do Departamento de Estado de patrocinadores de terrorismo, e alguns membros do Governo Bush estão pressionando por sua inclusão na atual campanha. Irã, Síria, Líbia, Cuba, Coréia do Norte e Sudão também estão nessa lista.

Powell criticou as declarações feitas pelo vice-primeiro-ministro do Iraque, Tariq Aziz, de que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha planejavam atacar o Iraque durante o mês sagrado dos muçulmanos, o Ramadã, que começa em meados de novembro.

"O senhor Tariq Aziz vem fazendo essas declarações ridículas há muitos anos", disse.