Taty
"Harry Potter" enfeitiça crítica de cinema londrina


LONDRES (CNN) -- O primeiro filme de Harry Potter conquistou um "pomo de ouro" em sua pré-estréia londrina ao cair nas graças dos críticos, que se declararam enfeitiçados pela adaptação de Chris Columbus para o livro de J.K. Rowling.

"Harry Potter e a Pedra Filosofal" estréia oficialmente na Grã-Bretanha e Estados Unidos na próxima sexta-feira, dia 16, e no Brasil, em dezembro -- mas tudo parece corroborar com a expectativa de que o filme se torne não apenas o maior sucesso das férias de fim de ano, mas talvez de todos os tempos, em termos de bilheteria.

"É sombrio, assustador, engraçado... com efeitos especiais que vão arrepiar os pêlos da sua nuca", escreveu Dominic Mohan, do "The Sun".

"Nunca duas horas e meia passaram tão rápido... eu estou convencido de que o fenômeno Harry Potter vai durar anos."

Para Baz Bamingboye, do "Daily Mail", o filme é "um show de mágica cativante".

"Acho que fãs de todas as idades vão querer vê-lo e revê-lo, o que significa que ele poderá superar 'Titanic' como o filme de maior bilheteria de todos os tempos, pagando seu custo de 145 milhões de dólares repetidas vezes", concluiu.

Já para John Hiscock, do "Daily Mirror", o filme é "um divertimento delicioso de tirar o fôlego".

"A ótima história e os impressionantes efeitos especiais bastariam para fazer do filme um sucesso, mas a boa atuação dos três jovens talentos garantirá uma das maiores bilheterias de todos os tempos. Daniel Radcliffe está em quase todos os quadros do filme, e está maravilhoso como Harry."

Kate Muir, do "The Times", levou o filho de seis anos para assistir ao filme, e afirmou que as duas horas e meia de projeção foram, até agora, "o melhor momento da vida" do pequeno Barney.

"É ótimo, é o melhor filme que eu já vi, muito melhor que qualquer desenho da Disney que eu tenha visto", disse o garoto ao jornal.

Mas Barney advertiu sobre algumas cenas "assustadoras" da produção. "Acho que esse filme só deveria ser visto por crianças com mais de quatro anos, mas algumas podem ficar assustadas."

O "Independent" questionou se o que chamou de "um trabalho incrivelmente consistente" seria também assustador demais.

"Muitas cenas -- especialmente as partidas de quadribol -- são conduzidas com rapidez e violência, como se visasse a platéia adolescente dos multiplexes", diz o jornal.

"Alguns dos momentos mais aterrorizantes me fizeram saltar da poltrona, e com certeza iriam traumatizar crianças de seis ou sete anos."

Mesmo assim, o resenhista conclui que "há muito o que se apreciar no filme". "Tudo ligado a este filme vai parar nas alturas, como vai acontecer com a bilheteria depois do Natal."

As celebridades que compareceram à pré-estréia londrina também se encantaram.

"É brilhante. E é realmente importante hoje que, com tudo que está acontecendo, as crianças tenham o direito de sonhar", disse a Duquesa de York. Sua filha de 13 anos, a princesa Beatrice, completou: "(o filme) faz sua imaginação viajar para outro lugar".

A cantora e atriz Cher afirmou que "não havia se decepcionado" com a produção, enquanto Cliff Richard afirmou aquele era "um filme absolutamente maravilhoso, mágico".

"Demos aos fãs o filme que eles queriam, e isso é o que mais importa", disse o diretor Chris Columbus à CNN. "Não o transformamos em um filme de animação. Nós fizemos 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', e eu acho que isso é muito importante."

E o que diz aquela por trás de toda a mágica?

A escritora J.K. Rowling definiu o filme como "maravilhoso". "Eu admito que dei palpites sobre a aparência das coisas, e elas realmente se parecem com o que eu havia imaginado na minha cabeça."

A produtora do filme, Warner Bros., pertence à AOL Time Warner, a mesma empresa a que está integrada a CNN.com.br.