Taty
Londres promove pré-estréia mundial de "Harry Potter e a Pedra Filosofal"


LONDRES -- Uma constelação de celebridades afluiu para o centro de Londres, neste domingo, para a pré-estréia mundial de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", filme que deve repetir o sucesso estrondoso do livro homônimo, da escritora britânica J. K. Rowling.

Milhares de fãs reuniram-se na Leicester Square, no centro de Londres, para ver o elenco do filme, encabeçado pelo ator-mirim Daniel Radcliffe, e os ilustres convidados, incluindo Cher, Sting, Sarah Ferguson e suas duas filhs, as princesas Eugenie e Beatrice, o cantor Cliff Richards e a Spice Girl Emma Bunton.

"Eu li todos os quatro livros da série e acho que são absolutamente maravilhosos", disse Sarah, ela própria uma autora de histórias para crianças.

Alguns fãs, fantasiados de bruxos, começaram a chegar sete horas antes do início da sessão, no cinema Odeon.

O filme, que deve atrair tanto crianças como adultos, tem em seu elenco alguns dos pesos pesados do cinema britânico, tais como John Hurt, Robbie Coltrane, Julie Walters e Richard Harris.

J. K. Rowling disse ter ficado surpreendida com a calorosa recepção e a expectativa causada pelo fime.

"Eu fiquei maravilhada em ver tantas crianças vestidas como Harry Potter", disse a escritora.

Os quatro livros de Rowling sobre Potter venderam milhões de exemplares em todo o mundo.

O filme da Warner Bros., dirigido por Chris Columbus, custou cerca de 100 milhões de dólares e já recuperou seus custos apenas com patrocínios.