Taty
Assassino que se tornou poeta premiado é executado nos EUA




Anderson foi condenado por assassinar uma professora aposentada de 81 anos



SAN FRANCISCO -- O estado norte-americano da Califórnia executou nesta terça-feira Stephen Wayne Anderson, condenado pelo assassinato em 1980 de Elizabeth Lyman, uma professora aposentada de 81 anos.

Anderson, de 48 anos, chegou a ganhar um prêmio de poesia durante o período em que passou no "corredor da morte. O condenado recebeu uma injeção letal aos 32 minutos desta madrugda, no Presídio de San Quentin, informou um porta-voz da instituição.



Os esforços de Anderson para recorrer da sentença receberam o apoio de membros do PEN, um grupo internacional de escritores, segundo os quais o condenado teria conseguido se reformar na prisão, além de se tornar um respeitado autor, poeta e teatrólogo.

Mas vários tribunais do país foram mais céticos quanto à possível recuperação do condenado e, no final da segunda-feira, a Suprema Corte rejeitou um recurso contra a execução.

A execução de Anderson foi a primeira na Califórnia desde março do ano passado e a décima desde que o estado mais populoso do país voltou a adotar a pena capital, em 1992.

A Califórnia tem quase 600 prisioneiros no corredor da morte, o maior número em todos dos Estados Unidos.