Novidade - Montreal ai vou eu!!!

Pessoal, para tudo... deixa eu contar pra vcs...

Se tudo der certo, e não tem muito pq não dar, no meio do ano irei pro Canadá...

Calma, calma, não em definitivo hehehehe.. só pra fazer uma visita de "reconhecimento" e 2 cursos de francês.... vamos aos detalhes...

Fui no site da American Airlines pensando... "ahhh será q com as minhas milhas eu consigo um vôo só de ida pro Canadá, pro dia que eu for me mudar?"

E qual não foi a minha surpresa ao descobrir que com APENAS 50 mil milhas eu vou e volto pro Canadá?!?!?!?!?!

Sim... qq outro programa q eu tenha conhecimento vc precisa de muito mais... fiquei mega master feliz mas ainda não decidida...

Ai fui ver quando minhas aulas na facu terminam... Minha última prova é dia 19 de junho... e minhas aulas só voltam no dia 09 de Agosto....

Pronto... ai fui no site da AA novamente e vi que para eu gastar o mínimo de milhas possíveis eu deveria ir dia 22 de junho e voltar no dia 19 de agosto.... ótimo...

Segundo passo... um curso de francês bacana....

Vasculhei a net toda... achei um monte de escolas de francês no Canadá.. mas sei lá... fico meio assim de ir em uma escola qq... uma coisa é site, é fotinho em site, aqueles depoimentos que não sabemos se são verdadeiros ou não... ai ai... "que meda"....

Ai achei, sem querer um curso bem bacana na Université Laval mas achei mega caro... e tb pensei... meus planos não são morar na Ville de Québec e sim em montreal.... mas lá seria melhor pq eu correria menos risco de falar inglês...

Mas ai fui procurando mais e mais... e procurei nas universidades de montreal... e achei um curso show na Université du Québec à Montréal.

O curso é de 3 semanas, mas nesse caso eu faria 2 cursos de 3 semanas (eles dão 8% de desconto para quem fica as 6 semanas...)

Além disso tem a residência universitária... achei ótima e super barato, sai 32 dolares por dia... o quatro é individual em apartamento coletivo (de no máximo 8 pessoas).

Vejam algumas fotos da residência:







A residência fica a 800m do prédio das aulas... ridículo de perto... e do lado de 3 estações de metro!!!


Agrandir le plan


O melhor de tudo é que o valor do curso, de três semanas - 46 horas de aula, sai menos de R$1.100 enquanto eu pago R$1.760 na aliança por 48 horas de aula... ou seja o valor que eu pagaria em 1 curso da aliança no brasil paga um curso lá e mais quase 60% do segundo curso...

Eles tem seis níveis de curso:

Niveau 1 = Débutant
Niveau 2 = Élémentaire
Niveau 3 = Pré-intermédiaire
Niveau 4 = Intermédiaire
Niveau 5 = Intermédiaire supérieur
Niveau 6 = Avancé

Eu espero, até o meio do ano, estar no nível intermediário deles. Mas se eu conseguisse estar bem no intermediário superior seria show... pq faria ele e o avançado... ai já voltaria pro brasil para fazer o avançado 2 ou o superior da Aliança...

É possível fazer um curso preparatório e o diploma por C$250... achei ótimo...

Ai, contando tudo isso pra minha mãe, pra minha tia... os meus "pequenos" (irmão de 17 anos e 1,85 e priminha de 16 anos e 1,75) acharam o máximo e perguntaram se poderiam ir comigo... e claro que eu adorei a idéia... o ano passado foi o máximo na europa, os três juntos...

Ai fui pra parte prática... o visto do tio sam eu tirei o ano passado... mas preciso do Canadá...

Fiquei exatamente DUAS semanas tentando ligar das 11:00 as 12:30 pra marcar o dia de levar a papelada... e nada.... dei uma olhada nos despachantes e o mais barato cobra 120,00 reais... fala sério... o valor do visto é 125,00....

A querida Dani me deu a dica de ligar em francês... tentei francês, inglês e nada... nada...

Quando eu já estava para desistir tive uma idéia brilhante... lembrei que li em um milhão de sites sobre como a Maria João e a Maura davam infos pro pessoal, ajudavam etc etc...

Ai, como a MJ saiu liguei pra Maura...

Quando ela atendeu e falou q era ela acabou a luz em casa e desligou o telefone sem fio :(

Juro, que depressão...

Mas a luz não demorou a voltar e liguei pra ela novamente... (M para Maura e T para Taty)

T: Maura?
M: Sim, pois não?
T: Maura, meu nome é Tatiana e antes de mais nada já queria pedir um milhão de desculpas por ligar direto no seu ramal, mas realmente estou desesperada. Estou tentando desde a semana passada marcar um dia pra levar a papelada de solicitação de vistos e não consigo...
M: É, realmente estamos com os ramais congestionados.... O dia mais próximo que temos é dia 8 ou qualquer outro na sequência, eu posso marcar para você.
T: (com o queixo caido, nem acreditando... achando que eu tinha batido a cabeça e tava em coma) Nossa sério? Obrigada, poderia ser pra quarta, dia 10?
M: Claro, quais os nomes das pessoas com o ultimo sobrenome...
T: Tatiana, prima e irmão...
M: Ok, marcado. Você mora aqui perto? Vi pelo começo do seu telefone...
T: Sim, moro a menos de 15 minutos... imagina como eu estava desesperada em ter que pagar cento e tantos reais pra um despachante levar os papeis... até em francês eu tentei atendimento, morrendo de medo de falar mas tentei
M: Risinhos... é... está agendado, horário das 09:30 as 11:00...
T: Ah, me desculpe, deixa eu aproveitar e te perguntar.. tenho que fazer uma unica solicitação, com eles (menores de idade) na minha ou cada um separado?
M: quantos anos você tem?
T: 26
M: Separado, um pra cada...
T: Ok, Maura, muito obrigada mesmo pela sua atenção e tenha um ótimo final de semana...

Gente.... juro.. que pessoa fofa.... sério... ela não tinha obrigação nenhuma de me atender, de tirar duvidas, de ser simpática.... ela poderia ter dito "plz, try again later, goodbye" como a mensagem eletrônica que eu cansei de ouvir.... mas não.... que pessoa fofa... SANTA MAURA!!!

Bom, agora eu vou lá levar os papeis... depois meu irmão e minha prima vão pedir o do tio sam e lá vamos nós... rumo ao verão Québécois ;)

P.S.: Mandem dicas e mais dicas do que fazer hehehehe

12 comentários

choru disse...

taty, que maravilha!!
vc vai amar Montreal! é linda, charmosa, tudo de bom. inglês lá rola mais que em Quebec mesmo, mas nao se preocupe pq se vc chegar falando em frances é assim que eles vao te responder. comigo como não falava o pessoal dava um jeito e engatavam o inglês, mas me parecia que faziam isso mais por educação...

Dani disse...

AI sim, hein, Taty!!!! QUe bom que conseguiu!!
Eu entao acho que dei sorte, porque quando eu fui marcar, depois de dias e dias 4 pessoas tentando falar la, em portugues, em frances consegui de primeira! Yayyy!!

1800 reais na alianca? Em pensar que pago R$70 por mes num curso otimo na Mooca...

AI meu deus, prepare pra amar Montreal!
Depois te dou dicas!

Bjus

P disse...

vai ser muuuuito legal! e se você decidir mesmo imigrar, vai contar pontos pra caramba!
:)
mó galera brazuca estará por lá nessa época. qualquer coisa grita!
bjus
p

leslapins disse...

Oi Tatyyyyyyyyyyyy!!
Sentimos sua falta, sumida, rsrs
Que maravilha, adorei saber que vc vem em julho!
Claro, vamos marcar, quando vc tiver para embarcar a gente já combina!!
Bjocas!
Erika

babi disse...

Amiga Taty,

Se você quer saber onde tem um curso BOM, vê no site da Université de Montréal. Uma amiga minha que fala francês muito-bem-obrigada decidiu fazer um curso lá. Era PUNK, segundo ela, os caras ensinavam MUITO.

Tem também os cégeps. Vanier e Dawson sao anglófonos, mas tem muitos cursos de línguas. Sugiro fugir deles, no entanto. De cégep francófono, St Laurent e Bois de Boulogne sao bem reconhecidos. (:

Bonne chance!

E ó, nao fica com vergonha de mandar email. Responderia com prazer. (:

Susana Ie disse...

êbaaaa vamos se encontrar lá então...mantendo contato sempre!!!Muito legal Taty...tô contente por vc!!!beijãooooo

merciquebec disse...

uhuu q legal! aproveite muito, tire fotos e coloque pra gente dar uma olhada... demais! tudo de bom pra vc. bjoka =0)

Jeison e Susana disse...

Taty,

Então, como a Susana disse, vamos nos encontrar por lá hein !!

Iremos agora em Abril, se tudo continuar dando certo !!!
Vamos trocar telefones por mail dpois.

Abçs

Tatiana disse...

Olá! Sim sim pra o que vc comentou no meu blog! heheh Ahh de nada nem falei tanto assim! rs se quiser saber de + alguma coisa é só falar!

ahhh n esqueci do livro não!!! Tô te devendo essa! heheh

Boa semana!
Tati :)

Ma disse...

que notícia boa, hein Tati!! (quelle bonne nouvelle!!!)
J´espere que tu profites bien ton voyage au Quebec!!!
Bonne chance!!!!!

Karlson disse...

Parabéns!!!! Que notícia legal.
Aproveitem muito o verão Canadense :)

Sara e Vitor disse...

Oi Taty, tudo bem com você?

Que excelente notícia!! Parabéns!!! Vai ser uma experiência incrível!!

Respondendo a sua pergunta no blog, sumi um pouco por falta de notícias mesmo. As vezes até penso em algo para postar mas não vem nada em mente. :/

Mas se Deus quiser muito em breve terei notícias para postar!! :D

Obrigado pelo carinho, viu? Estou torcendo para tudo da sua viagem dar certo!

Beijos, Taty!

Vitor