Taty
Bin Laden ataca as Nações Unidas


DOHA, Qatar -- Em vídeo divulgado este sábado pela televisão árabe Al-Jazeera, Osama bin Laden, apontado como responsável pelos devastadores atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, acusou as Nações Unidas de instrumento de crimes contra os muçulmanos e classificou de hipócritas os líderes árabes que integram a organização internacional.

"Os que alegam que são árabes e permanecem nas Nações Unidas e falam de legitimidade internacional são infiéis que desacatam a legitimidade do Corão", disse bin Laden. As Nações Unidas se reúnem na próxima semana, esperando-se a participação de alguns líderes árabes. Mas não ficou claro se bin Laden estava se referindo a essa reunião.

O milionário exilado saudita, que montou a organização terrorista Al Qaeda, instalada no Afeganistão, condenou os bombardeios norte-americanos na região e disse que estavam visando civis afegãos, alegação que o Pentágono desmentiu categoricamente.

As declarações de bin Laden ocorrem um dia depois de Al Jazeera ter divulgado o conteúdo de uma carta atribuída a bin Laden e na qual o regime do Paquistão é condenado por apoiar a campanha militar dos Estados Unidos.

No vídeo divulgado este sábado, bin Laden diz que os Estados Unidos "não têm provas" que justifiquem seus ataques no Afeganistão. "Temos sofrido e continuamos sofrendo por causa da ONU, e nenhum muçulmano deve se dirigir a ela, já que é um instrumento de crimes", ressaltou bin Laden.

"Quem votou a partilha da Palestina em 1947? As Nações Unidas. Os que pretendem ser dirigentes árabes cujos países participam da ONU são infiéis que renegaram o Corão e a tradição do Profeta", afirmou.

"Somos massacrados todos os dias e as Nações Unidas não levantam um dedo", acrescentou. "Os que querem resolver nossos problemas nas Nações Unidas são hipócritas, nossos sofrimentos vêm das Nações Unidas".