Taty
Talibãs libertam jornalista francês


POSTO FRONTEIRÇO DE TORJAM, Paquistão -- O jornalista francês Michel Peyrard, 44 anos, foi libertado este sábado pelos talibãs e já cruzou a fronteira com o Paquistão.

"Estou bem, os talibãs foram corretos comigo", disse, falando à imprensa depois de recebido por autoridades francesas. Michel Peyrard, do semanário Paris-Match, tinha sido detido no Afeganistão a 9 de outubro, por ter entrado no país sem autorização dos talibãs. Ele foi recebido este sábado no posto fronteiriço de Torjam, no noroeste do Paquistão, pelo embaixador da França no Paquistão, Yannick Gerard, e por funcionários paquistaneses.

Na manhã deste sábado, um porta-voz talibã anunciou que "após uma investigação e um interrogatório, ficou estabelecido que o francês Michel Peyrard é um jornalista e não um espião".

"Estou muito contente por ter sido libertado", disse Peyrard. "Desde minha detenção sempre fui otimista quanto ao fato de que me deixariam livre, porque não sou um espião, mas um jornalista que tem trabalhado muito nesta parte do mundo". O jornalista tinha entrado ilegalmente no Afeganistão dois dias depois do início dos bombardeios americanos, vestido com uma burqah, o traje tradicional afegão que cobre as mulheres até os pés.

Após sua chegada à fronteira paquistanesa, ele foi levado a Peshawar, a principal cidade do noroeste do Paquistão, da qual tinha saído quase um mês antes.

(Com informações da France Presse)