Taty
Fãs enfrentam o frio londrino por Harry Potter


A tão esperada aventura que o bruxinho Harry Potter começou nos livros está prestes a estrear. Depois de encantar crianças (e até adultos) do mundo todo - o livro já vendeu cerca de 100 milhões de cópias em 46 línguas -, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" parece ser apenas a primeira adaptação de uma série que vem por aí. Pelo menos foi o que indicou a pré-estréia mundial do filme, que rolou com uma festa no dia 3 de novembro, em Londres, e atraiu centenas de jovens fãs dispostos a passarem frio numa fila para conferir a novidade. No Brasil, a fita está programada para o dia 23 de novembro.

A superprodução, que custou a bagatela de US$ 125 milhões, tem duas horas e meia de duração e traz atores desconhecidos para os papéis principais, incluindo o de Harry Potter. Quem interpreta o bruxinho é Daniel Radcliffe, de apenas 12 anos. O pequeno foi escolhido entre milhares de candidatos-mirins e chorou quando soube o resultado. Não é pra menos: Harry Potter é tão popular entre as crianças que Radcliffe certamente vai sair do anonimato e fazer muito sucesso.

Para quem não conhece a história, o filme começa com Harry Potter sendo deixado na porta da casa da família Dursley. Órfão, ele vive com seus tios, que nutrem uma certa desconfiança em relação ao garoto por acharem que ele possui poderes sobrenaturais. Quem vive arrumando encrenca com Potter é Duda, um moleque da mesma idade que ele, gordo e mimado, filho dos Dursley.

Harry vive desiludido da vida até seus 11 anos de idade, quando um gigante o leva para escola Hogwarts de Magia e Bruxaria. Lá, ele faz muitos amigos (e inimigos) e aprende como desenvolver e usar seus superpoderes de bruxo. Curtiu? Então não vale dizer que "Harry Potter e a Pedra Filosofal" é filme pra criança. Porque até os pais vão querer ver.