Taty
Harry Potter prepara a mágica das bilheterias


O sucesso das livrarias tem tudo para brilhar também nas bilheterias dos cinemas. O filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" já teve "dezenas de milhares" de ingressos vendidos por telefone e pela Internet, nos EUA e no Canadá. A informação é de empresas como AOL Moviefone e Fandango, que fazem vendas online. Isso que o filme só estréia por lá no dia 16 de novembro. No Brasil, a première será uma semana depois, no dia 23.

Com as linhas ocupadas por causa do filme, os executivos da indústria do entretenimento ficam cada vez mais otimistas. "O interesse do público pelo filme é tão grande que acreditamos que vai se tornar o filme que mais entradas vendeu antes da estréia", disse o porta-voz da AOL Moviefone, Jay Jay Nesheim. Na Fandango, a história é a mesma. "Neste ritmo, podemos esperar que 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' se torne a maior estréia de todos os tempos", afirmou o porta-voz John Singh.

Nem sempre o que enche as caixas registradoras toca os críticos. A superprodução inspirada no livro de J. K. Rowling, no entanto, arrancou elogios dos jornalistas especializados, no Reino Unido. Alguns chegaram a descrever o filme como "153 minutos de pura magia". E arriscaram suas previsões."Acho que os fãs de todas as idades vão querer assistir ao filme repetidas vezes, pagando seu custo de 125 milhões de dólares várias vezes", disse Baz Bamigboye, crítico do The Daily Mail.

O cara acha que "Harry Potter" vai superar a arrecadação de "Titanic", a maior bilheteria de todos os tempos no cinema. Sabe quanto rendeu no mundo todo o romance entre Leonardo DiCaprio e Kate Winslet no navio que afunda? US$ 2 bilhões. O bruxinho mais famoso da literatura (e em breve dos cinemas) faz mais do que voar numa vassoura velha.