Taty
FHC: brasileiros terão acesso gratuito à Internet em 2002


BRASÍLIA -- A partir de 2002, as agências dos Correios em todo o Brasil oferecerão acesso gratuito à Internet, de acordo com um anúncio que o presidente Fernando Henrique Cardoso fará nesta terça-feira.

No pronunciamento - que foi antecipado à imprensa pela Agência Brasil - Cardoso destaca a utilidade dos serviços da rede mundial de computadores e afirma que o acesso gratuito será para as pessoas que têm assuntos a tratar com órgãos do governo federal.

Os usuários receberão um endereço de correio eletrônico - e-mail - e terão inteiramente garantido seu direito à privacidade.

A seguir, a íntegra do anúncio que será feito pelo presidente brasileiro:

"Nós vamos garantir a 150 milhões de brasileiros uma das boas conquistas do mundo moderno: o acesso aos serviços da rede mundial de computadores, a internet. E a internet, ao contrário do que ainda se pensa, é de grande utilidade para todas as pessoas. Os cidadãos que têm assuntos para tratar com órgãos do Governo Federal, como pedidos de aposentadoria, impostos, uma questão judicial ou até um projeto do Congresso, precisam da Internet. O estudante pobre também precisa para fazer pesquisas.

E é por isso que o Governo Federal resolveu garantir a brasileiros de baixa renda o acesso à rede mundial de computadores. A partir do ano que vem, os correios começam a oferecer os serviços da internet. E este serviço será de graça, quando as mensagens e consultas dos usuários forem dirigidas a órgãos do Governo Federal.

Em breve, quando você chegar a uma agência dos Correios, vai encontrar um quiosque eletrônico com terminais de computadores que qualquer cidadão poderá usar por 10 minutos. Logo na primeira vez, o usuário ganhará endereço eletrônico, um e-mail, para mandar ou receber mensagens. Com garantia de privacidade. E preste atenção que isso é muito importante: estamos dando atenção especial aos portadores de deficiência, que vão dispor de acessórios adequados às suas necessidades.

No dia 26, o Ministério das Comunicações abre os envelopes do processo de licitação para escolher as empresas que vão instalar os quiosques. No primeiro trimestre do ano que vem, os Correios montarão 4 mil quiosques nas cidades com mais de 10 mil habitantes. E em seguida estenderão as facilidades do mundo da internet a todos os municípios do país".

(Com informações da Agência Brasil)