Taty
OS OUTROS


(The Others / Los Otros)

Celso Sabadin

Os admiradores de Hitchcock, de Shyamalan, os apreciadores do terror verdadeiro, cinematograficamente arrepiante, não podem perder Os Outros, filme estrelado por Nicole Kidman que estréia neste fim de semana nos cinemas de todo o Brasil. Sem efeitos digitais, sem banho de sangue e – principalmente – sem obviedades, o diretor chileno Alejandro Amenábar esbanja talento ao contar uma assustadora história de casa mal-assombrada.

Tudo se passa na Ilha de Jersey (sim, coisas estranhas acontecem por ali), logo após a Segunda Guerra. Grace (Nicole Kidman, construindo uma carreira cada vez mais madura) é uma mulher assustada, perturbada pelos horrores vividos com os nazistas e na eterna expectativa pelo retorno do marido. Seus dois filhos – Anne (Alakina Mann) e Nicholas (James Bentley) – são suas únicas companhias na imensa e isolada mansão. Até o dia em que três empregados batem à sua porta, em busca de trabalho, e passam a morar também na misteriosa casa. Ali, tudo é escuro, as cortinas não podem ser abertas, vozes misteriosas são ouvidas e todas as portas devem ser trancadas a chave. Está armado o cenário para um dos melhores filmes de terror dos últimos anos.

Co-produzido por França, Espanha e Estados Unidos, Os Outros é o primeiro filme em língua inglesa dirigido por Amenábar, também autor do roteiro e da trilha sonora. Nascido no Chile, Amenábar fez carreira na Espanha, onde dirigiu o ótimo Morte ao Vivo, o perturbador Preso na Escuridão (ambos disponíveis em vídeo, não deixe de ver) e o ainda inédito no Brasil A Língua das Mariposas. O sucesso internacional de Preso na Escuridão abriu ao cineasta as portas do mercado norte-americano, com a Cruise-Wagner Productions (empresa de Tom Cruise) comprando os direitos da história para refilmá-la em inglês (o título será Vanilla Sky). Partiu também de Tom Cruise a iniciativa de contratar o próprio Amenábar para a direção de Os Outros, projeto que ele encaminhou à sua então esposa Nicole Kidman. A iniciativa foi das mais lucrativas: Os Outros custou US$ 17 milhões e já arrecadou mais de US$ 90 nas bilheterias norte-americanas, além de ter sido selecionado para a mostra competitiva do Festival de Veneza.

O sucesso é mais do que justificado. O filme tem um clima assustador, não subestima a inteligência do público e passa longe das fórmulas fáceis de pânico gratuito. O elenco é impecável e a fotografia primorosa.

Em outras palavras, simplesmente imperdível.