Taty

A direita brasileira e contra o capitalismo

A direita esta se organizando no Pais. Querem controlar o poder, depois de oito anos de papel secundario, na "realpolitik" tucana. Alias, a coisa mais interessante do FHC foi ter assumido o "Brasil real" para governar. Aliou-se (e teve de aguentar) a politicos conchaveiros, descoladores de propinas, corruptozinhos de gabinete, e todos passaram a ostentar uma toilette de reformistas, arrotando palavras como "globalizacao", "enxugamento do Estado", "terceira via". Os aliados de direita tipo PFL, aventureiros e degredados do seculo 17, passaram a se considerar academicos da "elite cultural".

Agora, depois de quatro anos em que o infernizaram com vaidades e pleitos de currais remotos, querem se vingar do presidente com sabotagens, em frente unica com a oposicao. Essa direita patrimonialista nao teme o Lula; prefere-o ao Serra, pois o PT eles poderao controlar e o Serra e o inimigo principal das oligarquias.

Ha uma grande chuva de homens de direita. Estao pipocando sem pudor. Nao escondem mais o rosto. Vejam os dois estranhos seres, Bernardo Cabral e Jose Agripino Maia e senadores do PFL-PT, que impedem de cara limpa a prorrogacao da CPMF no Senado, para quebrar o Pais, e vejam o PT pedindo ao STF a destruicao da Lei de Responsabilidade Fiscal, enquanto o Lula finge de bonzinho na TV.

A direita brasileira e contra o empresariado produtivo. O problema do Brasil nao e o capital; e a falta dele. Nossa desgraca e o patrimonialismo e seus filhos oligarquicos. A direita brasileira e contra o capitalismo; e a favor do atraso. E usa a esquerda desinformada, que ainda acha que nosso problema e "rico contra pobre".

Velha esquerda e nova direita se unem para preservar as oligarquias. E a imprensa chapa-preta apoia essa sabotagem do "quanto pior, melhor" porque nao tem cultura teorica para entender o que se passa no Pais. Acham que e um "campeonato", um "fla-flu", uma doce substituicao de poderes, quando e o proprio estadio que ameaca cair. Em seu ideario pequeno-burgues "revolucionario", feito de farrapos de marxismo nao-lido, feito de burras persistencias e rancor, querem derrubar tudo e comecar de novo, pela "luta de classes", como nos anos 50. Os chapas-pretas da imprensa apoiam qualquer denuncia contra Serra, porque tem na mente o slogan antigo de que e preciso "destruir o sistema neoliberal". O grau de estupidez e gravissimo, porque nos levara a uma inequivoca "Argentina".

Aqui no Brasil, o homem de direita se esconde atras da esquerda velha, porque da ibope. Garotinho e o melhor exemplo. No partido de Arraes, acoita-se esse populista reacionario, enquanto o ACM disse claramente: "Prefiro o Lula ao Serra!" E ninguem analisa isso, e ninguem se indigna com as chantagens e sabotagens contra os fundamentos da nossa economia que, se cair desta vez, nunca mais levanta.

A direita no Brasil nao tem causa, nem programa. Nao sao "conservadores"; sao atrasados. Sua unica causa e impedir qualquer causa. A direita aqui nao tem projeto. Seu unico projeto e acabar com os projetos. A direita nao tem "projeto", pois a ideia de "projeto" ja e uma ideia de "esquerda". O direitista nao tem fim; ele e um fim em si mesmo. "Um dia chegaremos la!" - diz a esquerda. A direita ja chegou. A chamada direita no Brasil nao e "direita", como na Inglaterra ou Alemanha. Aqui, seu programa e a zona, a restauracao da geleia geral que reinou durante decadas.

E o dramatico, o ridiculo disso tudo e que a direita e muito mais sagaz que a esquerda, que se acha dona da historia e da teoria politica. A direita sabe que a velha "luta de classes" do seculo 19 nao e mais a guerra principal aqui. A direita brasileira nao e capitalista; e patrimonialista.

Estimula a velha esquerda a falar em "proletarios contra o burgues", pois sabe que, assim, podera voltar a ansiada zorra total, a doce ruptura do tecido social, que gera o autoritarismo e o fim da democracia. Mas, a esquerda nao se toca e ainda acha que e o "Sujeito da Historia", enquanto a Direita sabe que a Historia nao tem "sujeito"; so tem "objeto" - o lucro.

Mas, nao o lucro da producao; o lucro do atraso, da corrupcao, do adulterio eterno com o Estado. No Brasil, a politica e um disfarce para o homem de direita. Eles consideram a politica uma farsa. A direita brasileira ainda esta na fase nebulosa da bosta mole, da lama primitiva, da grossura sem programa. Mas, sao capazes de qualquer mudanca para nunca mudar. Chegarao, se preciso, ate a ditadura, a tortura, as valas comuns, para que nada mude. A direita brasileira so quer a confusao. Vejam o circo montado pelo PFL. Qualquer coisa e valida para impedir o fim do patrimonialismo. O ACM, heroi da oligarquia, se imolou como um monge budista em defesa do coronelismo. Falta muito ainda para chegarmos a um Le Pen, a um Sharon. Mas, se necessario, chegaremos la. Temos ratos, botos, cachorros e toupeiras prontos para a acao.

Lula e o PT agora estao se fantasiando de tucanos para repetir, como farsa Armani, o "golpe de veludo" de FHC. Acham que vao enrolar a direita, que os olha com complacencia cinica. A direita pensa que e a "natureza". O homem de direita nao sabe o que e ser de direita. Isso e coisa de homens de esquerda. Muitas pessoas sao tao "de direita" ou tao "de esquerda", neste tragico "fla-flu" mortal que nos ronda, que nem entenderao este artigo.

Arnaldo Jabor

7 comentários

Fernando disse...

Gosto muito de Arnaldo Jabor, e esse artigo dele e apenas uma atualizacao do que ele vem escrevendo a muito tempo. Concordo em parte com ele. Para quem ja nao queria mais discutir politica esse artigo esta um pouco fora de contesto. Por favor, meu amor, seja no minimo coerente. O brasileiro nao tem memoria curta como dizem, eu muito menos.

*Mari Moon* disse...

Ai, cara... to evitando pensar no assunto para evitar estresse! Se bem que daqui a pouco as mudancas vao comecar a ser BEM perceptiveis... E ai, aquela vida nova na Europa ainda ta de Pe?

*Mari Moon disse...

Deixa eu falar um a coisa nada a ver? Adorei ter uma pagina principal da sua home! heheh... mto legal! =D Segunda coisa: acho melhor colocar o meu link como marimoon.cjb.net, se nao as pessoas vao parar numa pagina perdida que so tem o blog.

Quantumslayer (fe) disse...

""e tinha gente "estudada" que dizia que indio nao tinha alma... e tinha gente "estudada" que criou a eugenia... e tinha gente "estudada" que escreveu as leis de nuremberg... e tem gente "estudada" que diz que clones humanos nao tem alma... e tem gente "estudada" que pensa que sabe a verdade... e tem gente "estudada" que acha que e dona da verdade... e tem gente "estudada" que ainda acha que a televisao so fala a verdade... e tem gente "estudada" que ainda acredita em salvador da patria... e tem gente que se diz socialista e vota naquele que supre seus interesses economicos apenas... e.... tem muita gente por ai que nao sabe no que acreditar mesmo... "" Pois e, recebi isso por email de uma amiga minha, achei interessante, pois meio que joga na cara das pessoas que falam mal sem saber o que pode vir por ai...

Taty disse...

Fernando, vc tem razao... sua memoria e quase tao boa quanto a minha

Taty disse...

A mari, claro que ta de pe.... meu, serio mesmo... nem q tenha que entrar la nadando hehehe

Taty disse...

Ah, Mari, quanto ao link pode deixar que eu vou arrumar viu...