Taty
Ameaças reais assombram Dia das Bruxas nos EUA


WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos celebraram com discrição, na quarta-feira, uma de suas festas mais populares, o Halloween (Dia das Bruxas). Os centros comerciais reforçaram sua segurança e os pais impuseram precauções extras aos filhos que foram de porta-em-porta pedindo doces.

Em Nova York, onde ainda há fumaça saindo dos escombros do World Trade Center e a Guarda Nacional ocupa as ruas, milhares de crianças e adultos fantasiados participaram da tradicional festa do Greenwich Village, que teve vigilância reforçada.

Mas o desfile ficou bem abaixo do um milhão de participantes de anos anteriores. Guardas ofereceram escolta às crianças que foram de casa em casa. "Precisamos dessa festa, acho que mais do que nunca", disse Lisa Lee, que há muitos anos não participava do Halloween. "Senti que precisava sair e ver gente se divertindo, para variar um pouco".

Em Chicago, Harold Burns se recusava a deixar as crianças em casa, como fizeram muitos pais. "Por que nos preocupar com o antraz? Se ele tiver que chegar pelo correio, chegará, mesmo que seja em nossa casa".

Muitos pais temem ameaças escondidas dentro dos doces recebidos de estranhos. O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), em Atlanta, pediu às crianças que não comam bala cuja embalagem foi violada. Os EUA já detectaram 16 casos de antraz em menos de um mês, dos quais quatro letais. As autoridades ainda investigam quem está espalhando a doença.

Na Califórnia, muito distante dos alvos de 11 de setembro e ainda sem casos de antraz, o clima era mais relaxado, mas também houve policiamento extra. Uma festa de rua atraiu 400 mil pessoas em West Hollywood, perto de Los Angeles.