Taty
Americanos podem confundir gripe com antraz e lotar hospitais


WASHINGTON (Reuters) - Pessoas com sintomas similares aos de uma gripe que têm medo de estar com antraz vão provavelmente lotar hospitais e clínicas nos Estados Unidos. Para evitar pânico, uma autoridade federal de saúde disse na quarta-feira que existem algumas diferenças para reconhecer as duas doenças e que poderiam ajudar os médicos a tranquilizar os pacientes.

"Uma das coisas mais úteis de lembrar é que entre os casos de antraz que têm sido vistos, não houve rinite ou nariz escorrendo", disse o médico Keiji Fukuda, um epidemiologista do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

A gripe causa a morte de 20 mil pessoas por ano. As vítimas são principalmente as com alto risco de complicações, como aquelas com sistema imunológico debilitado, idosos, pessoas com câncer e crianças asmáticas.

"Particularmente nos meses do outono e do inverno, muitas pessoas vão para o hospital por doenças como a gripe. Reconhecemos que alguns hospitais ficam lotados com pessoas que apresentam doenças respiratórias", disse Fukuda.

Neste ano, o período de gripe deve levar ainda mais pessoas para os hospitais com o temor de que estejam com antraz. Desde o início de outubro, quatro pessoas morreram vítimas do antraz pulmonar e outras 12 foram infectadas com as forma pulmonar ou cutânea.

TRATAMENTO RÁPIDO É ESSENCIAL

Os sintomas do antraz incluem dores musculares, dor de cabeça, tosse seca e forte cansaço.

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças disponibilizou em seu website (http://www.cdc.gov) um programa à distância para médicos que querem aprender como diagnosticar e se informar sobre o antraz.

Um ponto importante que os especialistas devem saber é que a forma pulmonar da doença leva à morte rapidamente. A família de um funcionário dos correios de Washington que morreu de antraz disse que ele recebeu o diagnóstico de gripe e foi mandado para casa.

"Em alguns casos pode ser difícil identificar as diferenças entre o início do antraz pulmonar e os sintomas de gripe", destacou Fukuda.

VACINAS CONTRA GRIPE DISPONÍVEIS

Alguns especialistas em saúde pública sugeriram que as pessoas preocupadas com o antraz deveriam tomar uma vacina para descartar ao menos uma possibilidade. Mas o Centro de Prevenção e Controle de Doenças não aceitou a idéia.

De acordo com o instituto, 85 milhões de doses de vacina contra a gripe vão estar disponíveis no ano que vem, mas ele aconselha os jovens e pessoas saudáveis para esperarem até dezembro para serem vacinados, para que aqueles que correm mais risco possam receber a imunização primeiro.

As autoridades indicaram que idosos, gestantes e outros sob risco de complicações devem tomar a vacina, mas destacaram que ela não protegeria contra o antraz. A gripe é causada por vírus, e o antraz, por bactéria.

"O objetivo de se vacinar contra a gripe é prevenir a doença ou, se você pegar a enfermidade, se proteger de problemas graves", explicou Fukuda. "A vacina não protege contra outras viroses e o antraz".